Treino Seleção Brasileira - Neymar e Dunga (foto:VANDERLEI ALMEIDA/AFP)

Neymar ao lado de Dunga em treinamento da Seleção Brasileira, no mês passado (foto:VANDERLEI ALMEIDA/AFP)

LANCE!
08/04/2016
14:57
Rio de Janeiro (RJ)

A CBF confirmou em nota oficial ter recebido nesta sexta-feira uma carta do Barcelona na qual o clube espanhol avisa à entidade que só vai liberar o atacante Neymar para uma das próximas competições que estão na agenda da Seleção Brasileira: Copa América ou Jogos Olímpicos. O documento é assinado pelo presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu.

A CBF, no entanto, em texto assinado pelo coordenador de seleções Gilmar Rinaldi, garante que não vai desistir de Neymar, e "fará todo o esforço possível para contar com ele" tanto na disputa pelo ouro quanto nos Estados Unidos.

Mais cedo, nesta sexta-feira, o jornal "Mundo Deportivo" trouxe a versão de uma proposta de Neymar ao Barcelona. O astro jogaria a Copa América a partir das quartas de final e os Jogos Olímpicos. Desta forma, ele poderia desfrutar um mês de férias e ainda servir à equipe pentacampeã do mundo.

Os interesses extra-esportivos também contam neste imbróglio. A Globo comprou os direitos de transmissão da Copa América. A retransmissão teria um interesse nulo no Brasil sem Neymar. Seria um investimento fracassado. A Nike também ficaria "prejudicada" sem o "jogador-franquia" nos Estados Unidos, enquanto Messi estará em campo pela Argentina, com a camisa da concorrente Adidas.

Outro fato também importante no caso é a renovação de Neymar, cujo contrato expira em junho de 2018. A liberação facilitaria nas negociações para a ampliação de contrato do craque brasileiro.

*Atualizada às 17h20