Adeus, Cruyff! Veja fotos da vida do craque

Com pouco mais de 400 gols na carreira, Cruyff foi ídolo de Barcelona e Ajax (Foto: AFP / JOSEP LAGO)

RADAR/LANCE!
24/03/2016
12:23
Rio de Janeiro (RJ)

Campeão e ídolo de Barcelona e Ajax, Johan Cruyff foi homenageado pelos clubes logo após o seu falecimento na manhã desta quinta-feira decorrente de um câncer no pulmão, aos 68 anos de idade.

As mensagens enaltecendo o holandês vieram por redes sociais. O clube catalão, onde Cruyff foi ídolo como jogador e também como treinador, quando comandou a primeira conquista do Barcelona na Liga dos Campeões (em 1992), postou a seguinte frase:

- Sempre vamos te amar, Johan. Descanse em paz - postou o clube espanhol no Twitter. 

Tuíte do Barcelona em homenagem a Cruyff (Foto: Reprodução/Twitter)
Tuíte do Barcelona em homenagem a Cruyff (Foto: Reprodução/Twitter)

Já o Ajax, clube holandês onde Cruyff começou sua carreira como jogador e também é ídolo da torcida, também postou "descanse em paz" em homenagem ao eterno camisa 14. Além disto, o site oficial do clube - onde ele foi tricampeão da Copa dos Campeões da Europa - publicou um compilado com fotos da carreira dele (veja aqui).

Tuíte do Ajax em homenagem a Cruyff (Foto: Reprodução/Twitter)
Tuíte do Ajax em homenagem a Cruyff (Foto: Reprodução/Twitter)

Resumo da carreira

Cruyff marcou sua geração por ser um dos líderes técnicos da campanha histórica da seleção holandesa na Copa do Mundo de 1974, que passou a ser chamada de "Laranja Mecânica".

O holandês começou a sua carreira no Ajax e foi considerado por muitos fãs e pela imprensa mundial um revolucionário, já que não guardava posição e se diferenciava na questão tática. Pelo Barcelona, como jogador, conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei.

Quando encerrou a sua carreira, treinou o clube catalão e conduziu a equipe a quatro canecos do Espanhol e ao primeiro título da Liga dos Campeões, em 1992.