Guardiola com o seu principal jogador no Barcleona, Lionel Messi

Guardiola ajudou Messi a conquistar a Bola de Ouro da Fifa quatro vezes consecutiva (Foto: AFP / LLUIS GENE)

LANCE!
18/10/2016
15:49
Barcelona (ESP)

Apesar de inúmeros títulos e reconhecimento internacional, em quatro anos no Barcelona, Guardiola não teve a sorte de contar com uma linha de frente tão poderosa. Nesta quarta-feira, às 16h45 (horário de Brasília), no Camp Nou, pelo Grupo C da Liga dos Campeões da Europa, o técnico do Manchester City terá o desafio de parar o trio MSN (Messi, Suárez e Neymar), algo que não conseguiu no ano passado, na semifinal da mesma competição, quando estava a serviço do Bayern de Munique.

Dos três astros sul-americanos, Guardiola trabalhou apenas com Messi. Durante o período, o craque argentino foi eleito o melhor jogador do mundo durante quatro anos consecutivos, tempo que corresponde à passagem do atual técnico dos Citizens no Barcelona (2008-2012). Mesmo afastados, Pep não se cansa de elogiar o ex-pupilo.

- Não existe esquema para detê-lo. Messi é o maior de todos os tempos. Fico muito feliz de vê-lo assim, recuperado da lesão (na coxa direita) e de poder retornar à minha antiga casa. É uma satisfação muito grande - pontuou Guardiola.


No último reencontro entre ambos, o camisa 10 do Barça levou a melhor. No jogo de ida, no Camp Nou, marcou duas vezes na vitória dos catalães sobre os bávaros por 3 a 0. Na volta, com a série praticamente decidida, Guardiola viu Neymar fazer os dois do Barça na derrota para o Bayern de Munique por 3 a 2.

No lado catalão, mais do que o segundo retorno de Guardiola ao Camp Nou, o clássico contra o Manchester City é encarado como jogo-chave da classificação, afinal, com uma vitória, o Barcelona dispara na liderança isolada da chave, vai para nove pontos e deixa os ingleses com apenas quatro.

- É um estímulo a mais disputar a liderança da chave. Temos estilos semelhantes. Quem contar com mais posse vencerá o confronto. Queremos a bola e vamos pressioná-los para tê-la - determinou o técnico do Barcelona, Luis Enrique.


No mesmo horário, em Glasgow, com apenas um ponto, o Celtic encara o Borussia Mönchengladbach, que ainda está zerado na tabela. Os dois time brigam pela terceira colocação, lugar que dá direito a uma vaga na Liga Europa a partir da fase final de mata-mata daquela competição.

FICHA TÉCNICA

BARCELONA x MANCHESTER CITY

Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data e hora: 19 de outubro de 2016, às 16h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Milorad Mazic (SRB)
Auxiliares: Milovan Ristić (SRB) e Dalibor Djurdjević (SRB)

BARCELONA: Ter Stegen; Aleix Vidal, Umtiti, Pique e Digne; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suarez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

MANCHESTER CITY: Bravo; Zabaleta, Stones, Otamendi e Kolarov; Fernandinho; Gundogan, David Silva e De Bruyne; Sterling e Agüero. Técnico: Pep Guardiola.