Mulheres em um estádio na Arábia Saudita

Mulheres poderão frequentar estádios (Foto: AFP)

LANCE!
30/10/2017
16:37
Riyadh (SAU)

Pela primeira vez na história, a Arábia Saudita permitirá a entrada de mulheres em arenas esportivas. A permissão, a princípio, valerá em Riyadh, Jeddah e Dammam, as três maiores cidades do país. A medida, anunciada neste domingo, entrará em vigor a partir de 2018.

A Autoridade Geral de Esportes informa, através de um comunicado, que os locais estão sendo adaptados "para poderem acomodar famílias". Por isso, cafés, telas de monitoramento e banheiros femininos estão em processo de instalação nesta sessão familiar, separada do resto da multidão masculina.

A Arábia Saudita é um dos países com maior segregação de gênero do mundo, seguindo práticas mais rígidas e conservadoras. Essa mudança faz parte de uma reforma feita pelo príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman, de 32 anos.

Isso acontece uma semana depois de o príncipe herdeiro ter anunciado que pretende devolver a Arábia Saudita ao "Islão moderado". Vale lembrar que em setembro, Salman anunciou que, a partir de junho de 2018, as mulheres vão poder dirigir carros também, deixando, assim, de ser o único país do mundo onde as mulheres são proibidas de fazer isso.