Sporting x Benfica

No último dérbi, empate em 1 a 1, na casa do Sporting (Foto: AFP) 

LANCE!
02/01/2018
15:31
Lisboa (POR)

A 16ª rodada do Campeonato Português já iniciou, com o abafado duelo entre Vitória de Guimarães e Tondela (0 a 1), ambos no meio da tabela, sábado último. Mas será a partir desta quarta que o país será inflamado. Nada mais nada menos que o Dérbi Eterno será atração: Benfica e Sporting encerrarão o dia com o Estádio da Luz como palco, a partir das 19h30 (de Brasília). 

Atual tetracampeão nacional, o Benfica terá a vantagem de atuar em casa. E com um trunfo. Desde que chegou aos Encarnados, o técnico Rui Vitória nunca perdeu um clássico, em seis jogos até aqui - são quatro empates e dois triunfos, também levando em conta o Porto como rival. 

Caso vença, o time de Rui, hoje na terceira colocação, ultrapassa os Leões, que estão em segundo lugar e ficariam para trás pelo quesito confronto direto. Para chegar aos três pontos, o Benfica terá a sua principal arma, bem mais relevante aos ótimos números de Rui Vitória em dérbis: Jonas, artilheiro da Liga. 

- É um jogo importante, sabemos que não define nada, mas, para nós, uma vitória neste dérbi seria um salto importante para seguirmos no caminho do penta. O Sporting está bem, confiante, tem jogado futebol envolvente, está crescendo, porém, jogando em nossa casa, temos esse fator e vamos entrar fortes para triunfar - analisou Jonas, que, curiosamente, nunca marcou contra o Sporting, mesmo tendo mais de 100 gols pelo clube benfiquista. 

Jonas - Benfica x Portimonense
Pelo jornal 'A Bola', Jonas foi eleito o melhor jogador do país em 2017. Curiosamente, nunca marcou contra o Sporting (Foto: Divulgação)

O Sporting, por sua vez, se apoia na fase irregular da equipe vermelha, já eliminada nas outras frentes (taças e Liga dos Campeões), diferente de si, que ainda figura nas taças nacionais e na Liga Europa. Ex-Benfica, Fábio Coentrão é atração dos Leões para o clássico.

LÍDER PORTO JOGA MAIS CEDO

Clube mais perto de alijar a dinastia atual do Benfica, o líder Porto entra em campo para enfrentar o Feirense (13º colocado), fora de casa, em horário mais cedo em relação ao dérbi: às 18h15 (de Brasília). 

Com 39 pontos, os mesmos do Sporting, o Dragão terá a missão de sustentar o topo do pódio sem o meia brasileiro Otávio, a única ausência para o técnico Sérgio Conceição. 

- Será mais um jogo em que a vitória é extremamente importante. É ganhar ou ganhar - anteviu o mexicano Jesús Corona. 

TODOS OS JOGOS DA 16ª RODADA

Quarta-feira (03/01)
16h15 - Aves x Moreirense
16h15 - Boavista x Braga
16h15 - Marítimo x Chaves
18h15 - Feirense x Porto
18h15 - Rio Ave x Paços de Ferreira
19h30 - Benfica x Sporting

Quinta-feira (04/01)
16h15 - Vitória de Setúbal x Estoril
18h15 - Portimonense x Belenenses