Ilhas faroe x Portugal

André Silva festeja o primeiro de seus três gols para Portugal. Revelação do Porto foi o grande destaque da goleada (Foto: FRANCISCO LEONG / AFP4)

RADAR/LANCE!
10/10/2016
17:49
Torshavn (FAR)

Um menino de 20 anos roubou as atenções na goleada de por 6 a 0 de Portugal sobre as Ilhas Faroe, no estádio de grama sintética de Torshavn , pelo Grupo B das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo-2018. Mesmo com Cristiano Ronaldo em campo e fazendo um belo gol, a noite foi de André Silva. O atacante que defende o Porto marcou três gols no primeiro tempo, encaminhando a surra que levou os atuais campeões da Europa aos seis pontos, contra quatro de Faroe. No fim, João Moutinho e João Cancelo completaram o placar. 

A partida confirmou que Portugal conta com uma geração de garotos que enchem os olhos. Além de Renato Sanches (do Bayern e que não jogou), os Patrícios têm várias feras abaixo dos 24 anos - Danilo, João Mário, Cancelo -  e podem apostar em André Silva e Gelson (que também tem 20 anos e entrou muito bem na etapa final). Um luxo. 

O jogo teve um fato pitoresco. Um minuto antes de fazer o seu gol, Cristiano Ronaldo levou um susto. Ele acompanhava a jogada quando um torcedor invadiu o gramado e tirou um selfie com o craque e saiu calmamente de campo. CR7  não conteve o sorriso,  se posicionou para receber o passe de João Mário e chutou de fora da área, de esquerda, fazendo um golaço, o de número 66 em seu 135º jogo com a camisa portuguesa (é quem mais jogou e quem mais gols marcou pela sua seleção). Foi também quinto gol nos últimos dois jogos e o 20º em Eliminatórias, o que faz dele o artilheiro dos patrícios também nesta competição (Pauleta tem 19). 

Nos outros jogos do grupo, vitórias dos visitantes. Hungria venceu a Letônia por 2 a 0 e a Suíça derrotou por 2 a 1 a seleção de Andorra. A Suíça lidera com nove pontos. Portugal está em seguindo, com seis. Hungria e Faroe têm quatro, a Letônia  enquanto Andorra e Letônia ainda não pontuaram.

Ilha Faroe x Portugal
Cristiano Ronaldo faz belo gol no segundo tempo. Um minuto antes ele posara para selfie com um "invasor" de campo  (Francisco Leong/AFP)

A vitória portuguesa foi muito fácil. Faroe começou marcando com certa violência (Cristiano Ronaldo se enervou aos três minutos depois de levar a segunda pancada seguida), mas acabou totalmente envolvida pelo toque de bola dos Patrícios, principalmente quando o camisa 10 João Mário  iniciava as jogadas. Foi assim aios 12 minutos.  Depois de receber de Cristiano Ronaldo, João Mário lançou André Silva, que invadiu a á rea e tocou na saída do goleiro.

Aos 21,  João Mário encontrou Quaresma , que chutou e no rebote André Silva ampliou de cabeça. aos 36, após chute de João Cancelo,  André Silva pegou o rebote e marcou.  estava tão fácil que Cristiano Ronaldo nem reclamou de dois pênaltis claros que Portugal teve a seu favor e o juiz não marcou.  

Na etapa final, Portugal diminuiu o ritmo. Mas ainda assim ampliou no golaço de Cristiano Ronaldo. Logo em seguida, o treinador Fernando Santos resolveu colocar ainda mais fogo, lançando outro garoto, Gelson Martins. O garoto de 20 anos em 20 minutos fez o seguinte: deu uma assistência para André Silva e o goleiro salvou; depois cruzou para a cabeçada de Pepe, que um zagueiro salvou em cima da linha; aos 44, deu de presente para João Moutinho fazer 5 a 0; nos acréscimos, nova assistência para outro jovem, o lateral-direito João Cancelo, que fechou o placar.

Aliás, Cancelo - jogador do Valencia da Espanha - marcou o seu terceiro gol em três jogos pela seleção.  

No fim da partida, André Santos comentou: 

- Estou satisfeito em ganhar o jogo e levar três pontos para casa. Não tenho palavras para expressar a emoção de marcar três gols. Mas o que sei é que estou lutando por um lugar no grupo e sei que não sou titular.