Alex Teixeira - Shakhtar Donetsk

Alex Teixeira é o artilheiro do Campeonato Ucraniano, com 19 gols (Foto: SERGEI SUPINSKY/AFP)

Mári o Boechat
27/11/2015
11:30
Kiev (UCR)

Alex Teixeira vem vivendo a sua melhor fase na carreira. Ele é artilheiro isolado do Campeonato Ucraniano, com 19 gols. Mas, com propostas de times como Chelsea, Juventus e PSG, a saída do Shakhtar Donetsk na próxima temporada é praticamente certa. Como o próprio jogador revelou.

- No início da temporada, recebemos algumas propostas, e o presidente e o treinador me chamaram para conversar. Falaram para eu ficar mais um ano, pois tinham perdido jogadores importantes no elenco, como Douglas Costa e Luiz Adriano. Falei: 'Vou ficar, mas na próxima janela o meu desejo é de sair, vocês sabem'. Eles disseram: 'Tudo bem, se chegar algum clube com proposta boa, vamos deixar você ir'. Não acredito que seja para janeiro, pois é um pouco difícil. Mas no meio do ano que vem, eu vou deixar o Shakhtar - comentou o brasileiro.

O desejo do atacante é respirar novos ares a partida da próxima temporada, em um clube de maior expressão na Europa. E os dirigentes do Shakhtar já deram o aval...

- Eles já sabem do meu desejo. Falei que iria ficar mais um ano para ajudar a equipe neste momento difícil, até porque estamos jogando fora de casa. Não podemos jogar no nosso estádio por problemas políticos. No fim desta temporada, eles prometeram facilitar minha saída, não complicar como eles fizeram com muitos jogadores. Eles concordaram e espero que dê tudo certo.

A boa fase no Shakhtar tem motivo. Alex Teixeira vem tendo mais liberdade no esquema do técnico Mircea Lucescu após as saídas de Luiz Adriano e Douglas Costa.

- O técnico tem conversado muito comigo, me dá liberdade total para chegar na área, mesmo não sendo um jogador que não é atacante fixo. Tenho liberdade para buscar o lado de campo, chegar na área, chutar. Esse é o sucesso desse período de gols. Não fazia tantos gols antes e agora estou fazendo bastante. Mas não acredito que com a saída deles eu virei protagonista. Tanto que fui artilheiro do campeonato na temporada passada com eles no elenco. Jogava quase todas as partidas - afirmou.

TÉCNICO TEM ADMIRAÇÃO POR BRASILEIROS

Não é segredo para ninguém que o treinador do Shakhtar, Mircea Lucescu, tem grande admiração por brasileiros. E no time ucraniano ele comanda diversos brazucas, como Marlos, Dentinho, Márcio Azevedo e outros. Segundo Alex Teixeira, as orientações do romeno são em português.

Mircea Lucescu
Mircea Lucescu é o técnico do Shakhtar Donetsk (Foto: Divulgação)

- Ele ama os brasileiros, como o presidente também. O técnico contou a história dele, que ficou no Brasil por três meses, aprendeu o português. E ama o povo brasileiro, e sempre quer contar com os brasileros no elenco. E o engraçado é que ele fala com os jogadores em português e o tradutor passa para o ucraniano. Praticamente é um time brasileiro, o ucraniano é que se sente fora de casa.