LANCE!
05/10/2017
17:43
Belfast (IRN)

Alemanha e Inglaterra confirmaram as expectativas e garantiram um lugar na Copa do Mundo de 2018. Em Belfast, os germânicos fizeram 3 a 1 na Irlanda do Norte, mantiveram os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e carimbaram o seu passaporte rumo ao Mundial da Rússia. Já o English Team bateu a Eslovênia em Wembley por 1 a 0.

No Grupo C, a Alemanha chegou a 27 pontos e não pode mais ser alcançada pela Irlanda do Norte, que se mantém com 19 e vai disputar a repescagem. República Tcheca (12), Noruega (10), Azerbaijão (10) e San Marino (0) vão cumprir tabela na última rodada, na segunda-feira.

Precisando de apenas um empate para se garantir na Copa do Mundo, a Alemanha foi soberana no primeiro tempo. A superioridade ficou evidente logo no primeiro minuto, quando Rudy acertou lindo chute de fora da área, sem chances para o goleiro McGovern.

Os alemães seguiram em cima e tiveram ótimas chances para ampliar. Sandro Wagner, em duas oportunidades, quase marcou, carimbando a trave em uma delas. Na terceira tentativa, o atacante do Hoffenheim não perdoou. Como pivô, ele girou sobre a marcação e mandou para o fundo da rede. Na melhor chance dos anfitriões, Evans parou em linda defesa de Ter Stegen.

A superioridade técnica da Alemanha era evidente. Müller colocou McGovern para trabalhar no segundo tempo. A Irlanda do Norte até ensaiou uma pressão, com mais presença no campo ofensivo. Mas nada que fizesse Ter Stegen ser exigido.

Com grande vantagem, a Alemanha tirou o pé do acelerador e passou a tocar mais a bola. A Irlanda do Norte, por sua vez, tentava sair rápido para o ataque. Em lindo lance individual, Washington driblou Boateng na área e bateu forte de canhota. Mas a bola caprichosamente bateu no travessão e saiu pela linha de fundo. Os britânicos mereciam pela linda jogada do atacante.

A boa chance da Irlanda do Norte acordou os alemães. Após cruzamento pela esquerda, Kimmich pegou de primeira e acertou o cantinho do goleiro McGovern. No fim, Magennis descontou para os britânicos, mas não alterou o panorama da partida.

Em outro jogo da chave, a Noruega fez 8 a 0 em San Marino, fora de casa. Henriksen, King (2), Elyounoussi (3). Selnaes e Linnes marcaram os gols da partida.

INGLATERRA TAMBÉM ESTÁ NA COPA

Quem também carimbou o passaporte à Rússia foi a Inglaterra. Em Wembley, o English Team perdeu inúmeros gols, mas venceu a Eslovênia por 1 a 0 , gol de Harry Kane, no fim do jogo. O resultado garantiu com uma rodada de antecedência a sua classificação para a Copa do Mundo. Em outro jogo do Grupo F,  a Escócia bateu a Eslováquia por 1 a 0.

A Inglaterra foi a 23 pontos e não pode mais ser alcançada pelos rivais. A briga pela repescagem ficará para a última rodada. Escócia (17), Eslováquia (15) e Eslovênia (14) ainda lutam por um lugar no Mundial. Lituânia (6) e Malta (1) estão fora.

No mítico estádio de Wembley, a Inglaterra foi para cima da Eslovênia, com o intuito de carimbar logo o seu passaporte para a Copa do Mundo. A pontaria, contudo, não estava boa. Quando a bola tinha caminho do gol, parava em Oblak, que fez grandes defesas ao longo do primeiro tempo, a melhor delas em finalização de Henderson.

Bertrand - Inglaterra x Eslovênia
Bertrand tenta levar a Inglaterra ao ataque (Foto: Ian Kington / AFP)

O panorama seguiu o mesmo na etapa final. Inglaterra em cima, com a Eslovênia se segurando na defesa em busca de uma bola para chegar ao gol. E os ingleses começaram a acumular chances desperdiçadas.

A primeira delas com Rashford, que tentou dar uma cavadinha, a bola passou por Oblak, mas a defesa tirou quando ela chegaria ao gol. No lance seguinte, foi a vez de Sterling, que recebeu cruzamento da esquerda e bateu, mas Cesar tirou em cima da linha. Kane também teve uma boa oportunidade, mas mandou para fora.

Harry Kane - Inglaterra x Eslovênia
Kane vem brilhando nesta temporada (Foto: Adrian Dennis / APF)

Na reta final, os ingleses seguiram em cima, em busca do gol da vitória. Mas quem quase marcou foi a Eslovênia. Matavz foi lançado e parou no goleiro Hart, que saiu muito bem e abafou o ataque. No fim do jogo, a torcida no Wembley foi ao delírio. Walker interceptou passe longo de Oblak, avançou pela direita e cruzou na medida para Kane balançar a rede. O artilheiro do Tottenham foi o capitão do English Team na partida que garantiu a vaga na Copa do Mundo.

No outro jogo importante do Grupo F, a Escócia bateu a Eslováquia por 1 a 0, com gol de Skrtel, contra, já no fim da partida. Os britânicos tiveram um homem a mais durante grande parte do jogo por conta da expulsão de Mak, aos 23 da primeira etapa.

Agora, Eslováquia, Eslovênia e Escócia vão brigar pela repescagem na última rodada das Eliminatórias.

A vantagem é da Escócia, que soma 17 pontos. Os britânicos encaram a Eslovênia, fora de casa, e se classificam com uma vitória. Já a Eslováquia precisa vencer a lanterna Malta e torcer contra a Escócia. A eliminada Lituânia recebe a Inglaterra no fechamento do Grupo F.

DINAMARCA VENCE E ADIA FESTA DA POLÔNIA

Em duelo decisivo pelo Grupo E, a Dinamarca visitou Montenegro e venceu por 1 a 0, gol de Eriksen, ainda no primeiro tempo. O resultado evitou a classificação antecipada da Polônia, que fez 6 a 1 na Armênia, fora de casa. No outro jogo da chave, a Romênia fez 3 a 1 no Cazaquistão.

Agora, a Polônia soma 22 pontos na liderança da chave. A Dinamarca tem 19 e ainda sonha com a vaga direta ao Mundial, apesar de a missão ser muito complicada. Por outro lado, está muito perto de se garantir na repescagem. Montenegro tem 16 e ainda tem chances. Romênia (12), Armênia (6) e Cazaquistão (2) estão eliminados.

Na última rodada, que será disputada na segunda-feira, a Polônia recebe Montenegro. A Dinamarca encara a Romênia, enquanto o Cazaquistão joga com a Armênia.