Quem leva o Paulistão? Peixe lidera ‘palpitão’ e Verdão tem melhor ‘nota’

Campeonato Paulista começa neste sábado e LANCE! detalha as forças dos quatro grandes por setores. Confira palpites da redação e veja as datas dos seis clássicos da primeira fase

Santos é o atual campeão paulista
Arquivo LANCE!

Escrito por

A bola, enfim, vai rolar para valer para os clubes de São Paulo. Atual campeão paulista e soberano no estado no últimos dez anos, com seis conquistas (ver todas nas fotos acima), o Santos é o primeiro grande a ir a campo pelo Paulistão neste sábado, às 17h, contra o São Bernardo, na Vila Belmiro. Clique aqui e confira os grupos e a tabela da competição.

Quem é o favorito ao título? O LANCE! classificou por estrelas os elencos (cinco setores de cada clube grande), além de técnico e força como mandante. O Palmeiras é quem mais pontuou, somando 29 estrelas das 35 possíveis, seguido de Corinthians (26,5), Santos (26) e São Paulo (25,5). O equilíbrio deve marcar a disputa entre os grandes, ainda mais porque os três da capital estarão também dividindo as atenções com a Copa Libertadores. No "palpitão" da redação, quem lidera as indicações para campeão em 2016 é o Santos.

Palmeiras-2016
Verdão somou 29 estrelas: zaga e laterais ficaram abaixo

Fernando Prass virou ídolo e Vagner, já experiente, chegou para a reserva, deixando o gol fortalecido. A zaga, ponto problemático em 2015, já começa o ano com Dracena machucado e sem reposições confiáveis. Meio-de-campo, com vários volantes em bom nível, e ataque são os pontos mais fortes.

Corinthians-2016
Corinthians somou 26,5 estrelas: ataque é o pior avaliado

Cássio ficou para manter em alta a qualidade dos goleiros do Timão. A zaga sofreu com a baixa de Gil e ganhou Vilson. Meio e ataque se enfraqueceram muito com a debandada. Apesar de ter várias opções na frente, poucas dão segurança ao torcedor, que aposta no trabalho de Tite mais uma vez.

Santos-2016
Peixe somou 26 estrelas: zaga é o setor preocupante

Com boas opções no gol, zaga é a grande preocupação da torcida santista e de Dorival Júnior. Werley saiu, David Braz se machucou (só volta no fim do Paulistão) e ninguém chegou para a posição, que só tem Gustavo Henrique, Paulo Ricardo e Lucas Veríssimo. Faltam suplentes para bons meio e ataque.

Tricolor-2016
Tricolor somou 25,5 estrelas: laterais estão em baixa

Ceni se aposentou e Dênis começa o ano como titular tendo de confirmar seu potencial. A zaga se reforçou com o ídolo Lugano, que ainda tem condições físicas duvidosas. As laterais, com Bruno, Auro, Mena, Carlinhos, Reinaldo e Matheus Reis preocupam. Meio e ataque têm boas opções. Edgardo Bauza chega com a bagagem de quem já conquistou duas Copas Libertadores.

*5 estrelas: excelente; 4: bom; 3: regular; 2: ruim; 1: péssimo

PALPITÃO DA REDAÇÃO:

Alex Sabino, editor do LANCE!
"Um campeonato que é a segunda opção para todos os grandes de São Paulo, menos um: o Santos. Por ter metido os pés pelas mãos na reta final do Brasileiro de 2015, o Peixe tem obrigação de ser campeão paulista. Os outros pensam primeiro na Libertadores."
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo


Márcio Monteiro, editor do LANCE!
"O inchado Paulista começa com os finalistas da última edição em alta. O Palmeiras não perdeu ninguém do elenco campeão da Copa do Brasil e ainda se reforçou. O Santos teve só as baixas de Geuvânio e Marquinhos Gabriel, mas trouxe peças para reposição, e ainda deve contar com a volta de Robinho. O São Paulo manteve sua base, mas tem cara nova no comando. O time pode demorar a engrenar, mas parece vir mais sólido para o ano. O Corinthians é a grande incógnita entre os quatro grandes. Perdeu meio time titular e remonta seu elenco. Para isso, confia em Tite. Entre os interioranos, Ponte e Botafogo-SP chegam fortes e podem surpreender no estadual mais disputado do país."
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo


Lucas Pastore, editor do LANCE!
"O Campeonato Paulista repete a fórmula das últimas temporadas, o que significa que os grandes que têm a vida facilitada na primeira fase tendem a encontrar uma pedreira nas quartas de final. É o caso do Palmeiras, que foge da sempre complicada Ponte Preta a princípio, mas pode ter de enfrentá-la de cara no mata-mata. Como o Verdão terá a companhia de Corinthians e São Paulo na Libertadores, o Santos, que construiu uma dinastia no Estadual nos últimos anos, tende a dar mais importância para o torneio e chegar com força."
CAMPEÃO: Santos
VICE: Palmeiras

Marcelo Laguna, editor do LANCE!
"O Paulistão 2016 continua repetindo os velhos erros dos últimos anos: fórmula de disputa esdrúxula, regulamento confuso e excesso de times participantes. Ainda assim, segue como o mais importante (ao menos em termos de dinheiro) campeonato regional do país, o que não significa que seja o melhor. Com o Trio de Ferro dividindo atenções com um torneio bem mais importante (Copa Libertadores), o Santos surge teoricamente como favorito ao título, embora o Palmeiras aparentemente tenha um elenco mais acertado. Corinthians e São Paulo correm por fora e não vejo nenhum time pequeno em condições de surpreender."
CAMPEÃO: Palmeiras
VICE: Santos

Rafael Bullara, editor do LANCE!
"O Trio de Ferro entra no Paulistão de olho na Libertadores. Assim como em 2013, os três clubes dividem a atenção com o torneio sul-americano e isso abre caminho para o Santos, atual campeão e presente nas últimas sete finais do Estadual. O destino de Corinthians, Palmeiras e São Paulo depende do desempenho na Liberta e a maneira de como eles precisarão conciliar os dois mata-matas"
CAMPEÃO: Santos
VICE: Corinthians

Rodrigo Vessoni, editor do LANCE!
"O São Paulo com Bauza será um time mais competitivo em relação aos últimos anos. Onze anos depois, o clube precisa acabar com o longo jejum na competição estadual. Palmeiras tem elenco para chegar à decisão."
CAMPEÃO: São Paulo
VICE: Palmeiras

Thiago Salata, editor do LANCE!
"Nenhum grande sobra quando se olha os quatro time titulares. O Palmeiras é quem tem mais elenco para dividir o semestre com a Libertadores, mas também é o que pode pegar o adversário mais difícil no primeiro mata: a Ponte Preta, que bateu o Verdão duas vezes em casa em 2015. O Corinthians, que foi desmontado, tem tempo para se fortalecer até as fases decisivas. É neste momento que, dependendo da situação do Trio de Ferro na Libertadores, os rumos do Paulistão serão definidos. Nisso, o Santos leva vantagem."
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo

Thiago Perdigão, editor do LANCE!
"O Santos sai na frente no Paulistão pelo time, desempenho nos últimos anos e por ter apenas esse campeonato para disputar neste primeiro momento. O limite de inscrições no Estadual e na Libertadores impede que outros times revezem mais seus jogadores e, obviamente, o torneio sul-americano será prioridade para Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Mesmo assim, é improvável que os grandes não repitam o ano passado, portanto devem jogar as semifinais."
CAMPEÃO: Palmeiras
VICE: Santos

Valdomiro Neto, editor do LANCE!
"Em medidas diferentes, o Paulistão 2016 tem sua importância para os quatro grandes. Para o Santos, que é o único ausente da Libertadores, a competição é prioridade. O atual campeão tentará chegar à sua oitava final consecutiva. No Trio de Ferro, ainda que os olhos estejam voltados para a disputa continental, há quem veja o Estadual com relevância. Em especial o São Paulo, que não conquista o título há 11 anos. O Palmeiras, vice no ano passado, e o Corinhians, eliminado justamente em um Dérbi na sua arena, também buscam redenção. Por fora, corre a Ponte Preta, consolidada na Série A nacional e que busca sua primeira taça." 
CAMPEÃO: Santos
VICE: São Paulo

Campeonato Brasileiro  Corinthians x Sao Paulo
Timão x Tricolor: primeiro clássico do Paulistão (Foto: Ari Ferreira)

ANOTE NA AGENDA: CLÁSSICOS DA 1ª FASE

14/2 - 4ª rodada - Corinthians x São Paulo - 17h - Arena Corinthians
20/2 - 5ª rodada - Palmeiras x Santos - 17h - Allianz Parque
6/3 - 8ª rodada - Santos x Corinthians - 16h - Vila Belmiro
13/3 - 9ª rodada - São Paulo x Palmeiras - 16h - Morumbi
27/3 - 12ª rodada - Santos x São Paulo - a definir - Vila Belmiro
3/4 - 14ª rodada - Palmeiras x Corinthians - a definir - Allianz Parque

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter