Guilherme Amaro
28/01/2016
07:45
São Paulo (SP)

Maior campeão paulista da história com 27 taças (veja o desempenho dos últimos dez anos no torneio nas fotos acima), o Corinthians entra na disputa em 2016 respaldado por ser o atual campeão nacional. O time que conquistou o hexacampeonato brasileiro em 2015, no entanto, não existe mais. A estreia neste domingo, às 17h, contra o XV de Piracicaba, na Arena Corinthians, é o primeiro desafio do estadual e o primeiro de muitos para Tite no ano.

O técnico perdeu cinco titulares do ano passado (Gil, Ralf, Renato Augusto, Ralf e Vagner Love) e terá trabalho para remontar a equipe. Por outro lado, chegaram o goleiro Douglas (que será emprestado), o zagueiro Vilson, o lateral-esquerdo Moisés, o volante Willians e os meias-atacantes Guilherme, Marlone e Alan Mineiro. A diretoria prometeu, pelo menos, mais um zagueiro, um meia e um atacante. 

Por isso, o Corinthians ainda é uma incógnita para 2016. Quem mais dá esperança ao torcedor é o técnico, que perdeu jogadores importantes durante 2015 e levantou o troféu do Campeonato Brasileiro no fim do ano. Hoje, Tite é o grande diferencial do Timão.

Corinthians-2016
Base do Corinthians para começar 2016

Durante a pré-temporada, o treinador não abriu mão do esquema 4-1-4-1. O experiente meia Danilo teve boa atuação no comando de ataque, como um falso 9, expressão que virou moda no futebol. Quem mais se destacou, porém, foi Romero. O atacante foi deslocado para o lado direito da linha de quatro atrás do "centroavante", que antes era ocupado por Jadson.

Marlone e Guilherme, os mais badalados reforços, devem tratar uma boa briga pela titularidade. Ambos podem atuar tanto pelos lados como mais centralizados. No jogo que foi titular nos Estados Unidos, Marlone atuou no comando de ataque. Já Guilherme foi contratado depois e nem sequer viajou.

Tite terá uma missão difícil, mas já mostrou em 2015 que pode montar um time campeão após a saída de importantes jogadores. Essa é a esperança da Fiel.

OS REFORÇOS PARA 2016:

OLHO NELE: Elias
Nome:
Elias Mendes Trindade
Posição: volante
Naturalidade: São Paulo-SP
Nascimento: 16/5/1985
Altura: 1.73m
Camisa: 7
Jogos: 231
Gols: 38

Corinthians Elias
(Foto: Nelson Almeida/AFP)

Apesar de ter recebido proposta de um clube chinês, o volante permaneceu no Corinthians e agora é a maior referência do meio de campo. Elias tem dois sonhos para 2016 que o motivam: conquistar uma Libertadores pelo Timão e disputar a Copa América pela Seleção Brasileira. O próprio jogador sabe que é um dos destaques do time. Ele foi o escolhido para representar o Corinthians na Parada da Disney e, durante a entrevista no evento, admitiu a responsabilidade que terá nesta temporada. No ano passado, ele funcionou bem no meio de campo que contava com Renato Augusto e Jadson. Agora, porém, terá de mostrar muito mais para ajudar o Timão a conquistar títulos.

OPINIÃO DO EDITOR:
"O Corinthians vai começar o Paulistão sem que a torcida saiba qual será, de fato, o time titular para o primeiro semestre, em especial para a Copa Libertadores, que vai dividir as atenções com o estadual. O time atual, com Tite no comando, tem totais condições de passar sem sustos pela primeira fase do Estadual, competição que vai servir para que o técnico reestruture a equipe com os reforços que chegaram e ainda irão chegar. O problema é a falta de banco no momento para alternar formações. Não há como negar que o Timão se enfraqueceu, mas é prematuro dizer que o Alvinegro não brigará no topo em 2016. Tite não é mágico, mas tem competência de sobra para reorganizar a casa e fazer o Timão brigar por mais esse título"
Por Thiago Salata, editor do LANCE!

placeholder