Fred em 2009 (2)

Contra o Macaé, pelo Carioca de 2009, artilheiro começou a escrever sua história no Flu (Foto: Arquivo Pessoal LANCE)

Vinícius Britto
15/03/2016
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

Gols, títulos, artilharias e a idolatria desejada por qualquer atleta... a trajetória de Fred no Fluminense é marcada por um pouco de tudo. E o atual capitão começou a escrever seu nome entre os grandes nomes que já passaram pelas Laranjeiras neste mesmo dia 15 de março, em 2009. Em sua estreia pelo tricolor, no Campeonato Carioca, marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 contra o Macaé, no Maracanã, e deu início a um casamento que já dura sete anos.

Na partida, o primeiro gol de Fred com a camisa tricolor foi após assistência do argentino Dario Conca, outro ícone do clube no século XXI. No final do jogo, após cruzamento de Marquinhos e desvio de cabeça de Everton Santos, ele não perdoou e guardou o segundo. Ainda naquele ano, viria a marcar 22 vezes pelo clube, mesmo tendo duas lesões na temporada - na virilha direita, em março, e na coxa esquerda, em julho. Além do mais, acabou liderando o elenco que ficou conhecido como "Time de Guerreiros", que, após ter sido quase que rebaixado matematicamente no Brasileiro, conseguiu escapar do descenso na última rodada e ainda chegou a final da Copa Sul-Americana de 2009.

Depois de um primeiro ano que foi do inferno ao céu, o artilheiro foi colecionando títulos e recordes nesses sete anos com a camisa do Fluminense. Em 2010, foi campeão do Campeonato Brasileiro, título que o clube não conquistava desde 1984. Dois anos depois, conquistou o bicampeonato da competição. Neste segundo título nacional, foi artilheiro - 20 gols - e eleito melhor jogador do Brasileirão. Além disso, foi campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca neste mesmo ano de 2012.

Quando o assunto é artilharia, Fred certamente se faz presente: desde que chegou ao clube, foi artilheiro do Campeonato Carioca em 2011 e 2015 e foi artilheiro do Brasileirão em 2012 e 2014. Para completar, o camisa 9 é o maior artilheiro da história do Fluminense nas duas principais competições nacionais: no Brasileiro - onde já balançou as redes 89 vezes pelo clube - e na Copa do Brasil, competição em que marcou 14 gols desde que chegou ao Flu.

Na atual temporada, o capitão tricolor alcançou o posto de terceiro maior artilheiro da história do Flu, chegando a 167 gols pelo clube e passando Hércules. Fred marcou seis gols em sete jogos em 2016, tendo média próxima de um tento por partida (86%). A última partida do atacante foi no clássico contra o Botafogo, ainda na primeira fase, quando acabou lesionando a coxa esquerda. Já curado e fazendo trabalho específico nas Laranjeiras, existe a possibilidade de que ele se recupere para o Fla-Flu no Pacaembu. Se não, retornará somente contra o Internacional, pela Primeira Liga.

- O Fred para o Fla-Flu é difícil de responder agora. Como disse, ele quer pular algumas etapas, voltar o quanto antes. É um cara que conheço bem, mas vamos buscar o melhor momento - disse o técnico Levir Culpi após o clássico de domingo no Raulino de Oliveira, contra o Botafogo, que terminou 1 a 1.

Gols por temporada de Fred no Fluminense:

2009 - 22 gols
2010 - 18 gols
2011 - 34 gols
2012 - 30 gols
2013 - 8 gols
2014 - 27 gols
2015 - 22 gols
2016 - 6 gols