‘Contratação de scout’, Richard não veio para substituir Wendel: ‘Não há oferta’

Vice-Presidente de Futebol, Fernando Veiga comentou diversos tópicos em entrevista nesta quinta-feira, após a apresentação dos reforços Robinho e Richard no CT Pedro Antonio

Fernando Veiga
Fernando Veiga afirma que Fluminense está sempre monitorando o mercado (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F,C,)

Escrito por

O anúncio de um volante na semana em que foi noticiado o interesse do CSKA Moscow em Wendel, fez a torcida do Fluminense prever o pior, ou seja, a saída do jovem camisa 37.Vice-Presidente de Futebol, Fernando Veiga tranquilizou os torcedores e afirmou que não chegou ao clube oferta por Wendel nos últimos dias, garantindo que a chegada de Richard, apresentado no CT Pedro Antonio nesta quinta, foi só uma boa oportunidade de mercado aproveitada pelo Flu.

- O Fluminense não recebeu nenhuma proposta pelo Wendel. A única que recebemos, há um tempo atrás, foi a do Porto e o clube recusou. A janela fecha no fim de agosto, Wendel tem contrato e é jogador do Fluminense. Não temos nenhuma novidade em relação a isso - explicou o dirigente do Tricolor.

Fernando Veiga deu mais detalhes da contratação de Richard, volante de 23 anos que está emprestado pelo Atibaia-SP até o fim deste ano. O dirigente admitiu que a posição não era prioridade, mas o atleta chamou a atenção do departamento de scout que acompanhava o clube paulista. Mais uma vez, Veiga disse que Richard não vem repor uma possível saída de Wendel.

- Não tem nenhuma relação. O Richard foi observado pelo nosso scout, o Bernardo acompanhou o Atibaia jogar, achou o jogador muito interessante e foi uma oportunidade boa que surgiu. Já tínhamos a proximidade com o clube pelo interesse no Robinho e, conseguimos trazer os dois jogadores - ressaltou.

Confira outras respostas de Fernando Veiga na coletiva desta quinta-feira:

1. O Fluminense ainda precisa vender jogadores nesta temporada?

A parte de finanças é mais relativa a outras pessoas e ao presidente. Mas posso te garantir que o Fluminense tem atravessado um momento difícil, como todo país e outros clubes. Até pela falta de patrocínio. Temos uma meta orçamentária que precisamos fazer caixa, mas só podemos fazer isso se recebermos uma oferta pelo jogador e for boa para ambas partes. Estamos tranquilos quanto a isso. Temos várias sondagens e nada concreto. Se alguma coisa chegar e for boa para o clube, mas sentar e conversar.

2. Dentro desse panorama, é correto dizer que o Fluminense, em um curto espaço de tempo, só fará contratações nos moldes do Robinho e Richard, ou seja, jogadores jovens a custo baixo?

Nossa filosofia não é de curto prazo. Investimos em jogadores jovens e na formação técnica em Xerém para ter o retorno técnico e financeiro lá na frente. Se quiséssemos o retorno imediato, teríamos que contratar jogadores consagrados, por um preço bastante elevado, coisa que o Fluminense não tem condições de fazer hoje. Nossa filosia é aproveitar o trabalho de excelência em Xerém, que já dá frutos técnica e financeiramente. Foi assim com Gerson, Kenedy, Marlon... Temos que fazer algo diferente dos outros clubes que têm um poder quisitivo muito alto. Não podemos tentar bater de frente com esse tipo de filosofia de contratar jogador com um custo realidade.. Temos apostar no que temos de melhor. Poucos clubes têm o trabalho de base que nós temos. É isso que estamos apostando e, em pararelo, apostando em jogadores jovens que podem dar o retorno técnico em curto-médio prazo e lá na frente darão o retorno financeiro para o clube.

3. Como funciona o departamento de scout do Fluminense, que captou o Richard, por exemplo?

O departamento de captação que vê o jogador em Xerém é o mesmo que vê para o grupo profissional. O profissional que viu o Richard é o mesmo que vê um jogador de 11 anos jogando no interior do Mato Grosso. É um trabalho integrado. É difícil para o torcedor ver o resultado em curto prazo. Trabalhar com jovem não é assim. Entendo a agonia do torcedor, acostumado com os investimentos do passado, mas aos poucos ele vai sentir que essa filosofia agrega muito e dará frutos ao clube no futuro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter