Abel Braga

(Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

Matheus Dantas
19/10/2017
00:42
Rio de Janeiro (RJ)

Ao vencer o São Paulo por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Maracanã, o Fluminense chegou aos 38 pontos e respirou um pouco na luta contra o rebaixamento. Para o técnico Abel Braga, tão importante que a vitória foi a atuação do time.

Não visão do treinador, a organização e a entrega dos jogadores foi decisiva para que o Fluminense alcançasse a segunda vitória consecutiva - domingo, também no Maracanã, o Tricolor venceu o Avaí por 1 a 0. Antes, a equipe só havia sido vencido duas seguidas nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, contra Santos, no Rio de Janeiro, e Atlético-MG, em Belo Horizonte.

- Representa muita coisa (vencer dois jogos consecutivos). O grande lance foi que estivemos muito organizados. Além do 2 a 0 no primeiro tempo, demos mínimas chances ao São Paulo, que jogou com três meias fabulosos e nós controlamos bem. No segundo tempo era óbvio. Eles vieram para cima, não pedi para recuar, mas é natural. Eles estavam em cima dos nossos volantes. Fizemos um grande jogo. Soubemos fazer a falta tática, prender a bola quando precisava e um balanço no meio-campo que tirou poder ofensivo do São Paulo.


Abel Braga ainda revelou o que conversou com os jogadores antes da partida. Na coletiva, o técnico revelou que usou a situação do São Paulo, que também está na briga contra o rebaixamento, para relembrar as horas que o Tricolor passou no Z4 antes do último domingo, quando bateu o Avaí e subiu na tabela.

- O que falei pros jogadores foi o seguinte. Lembra do sentimento que tivemos ao ter ficado na zona de rebaixamento. Antes do Avaí, ficamos algumas horas. Agora imagina o São Paulo que ficou um tempão. Imagina o quanto eles estão querendo sair dessa situação. Se não igualarmos na luta, vai ficar complicado.

Com 38 pontos, o Fluminense chegou ao 10 lugar da tabela do Brasileirão. O elenco tricolor se reapresenta nesta quinta-feira no CT Pedro Antonio e começa a se preparar para o jogo contra a Chapecoense, domingo, na Arena Condá.

Confira outras respostas de Abel Braga após a vitória sobre o São Paulo:

Qualidades do São Paulo

O jogo não foi fácil. No segundo tempo, o Hernanes mostrou que é muito acima da média. Ele tira da frente, pedala, é ambidestro... Fez um segundo tempo impressionante. Muito importante que o Douglas esteve bem e tivemos sorte de entrar o Norton, que é muito forte e ajudou a quebrar a dinâmica do Hernanes. Ele não jogava isso tudo não. A Itália fez bem para ele... Muito tempo que não via uma atuação de um meio-campo assim.

Explicação para o bom momento do Fluminense

Marcos Junior tem sido de uma grande importância. Sempre falamos de um time muito jovem, o garoto tem um peso maior mental que o experiente. Tínhamos que recorrer a ele, ao Gum... Aconteceu de forma surpreendente o Richard entrar na equipe e aumentar a força defensiva. O Marlon no Fla-Flu foi muito seguro defensivamente e ofensivamente. Tomara que a gente tenha subido no momento certo.