João Matheus Ferreira
10/02/2016
23:45
Volta Redonda (RJ)

Durante a semana, o lateral-esquerdo Jorge disse que uma vitória convincente sobre a Portuguesa daria confiança ao Flamengo para o clássico contra o Vasco, domingo. Foi o que aconteceu. Sem qualquer dificuldade, o Rubro-Negro goleou por 5 a 0, na noite desta quarta-feira, no Raulino de Oliveira. Guerrero, Willian Arão, duas vezes, Sheik e Rodinei marcaram. Confira, lance a lance, como foi o jogo.

O Flamengo, aliás, nem precisou de tanto esforço, pois teve ampla superioridade durante a partida. Criou boas chances de gol, principalmente no segundo tempo, e quase não levou sustos da Portuguesa, que só chegava em contra-ataques, e mesmo assim não conseguiu oferecer qualquer perigo.

A situação ficou ainda mais tranquila no segundo tempo, quando a Portuguesa teve dois jogadores expulsos: o zagueiro Allan Miguel e o goleiro Márcio. Como a equipe já havia feito todas as substituições, o zagueiro Fernando Fernandes teve que virar goleiro. Ele levou gol de Emerson Sheik, de pênalti. O atacante se redimiu da penalidade que desperdiçou na etapa incial ao chutar por cima da meta. No fim, ainda sofreu um de Rodinei.

A festa rubro-negra teve ainda duas estreias. O meia Federico Mancuello fez o primeiro jogo oficial com a camisa rubro-negra. Ainda tentando buscar entrosamento com os companheiros, ele deu bons passes – entre eles o cruzamento para o gol de Guerrero – e se movimentou bastante. Também demonstrou um bom preparo físico, pois ficou o jogo inteiro em campo. O outro estreante foi o garoto Felipe Vizeu, artilheiro na campanha do título da Copinha Ele entrou na vaga de Guerrero, já na parte final, e apareceu pouco.

O destaque ficou para Willian Arão, que marcou dois gols – um deles bem bonito, e saiu ovacionado pela torcida. O volante é um dos principais jogadores do Flamengo no ano.

Em tempos de Carnaval, dá para dizer que o Fla tirou nota 10 nos quesitos harmonia, evolução e comissão de frente. Resta, agora, manter o enredo para o tão esperado clássico.

PORTUGUESA 0 X 5 FLAMENGO

Data e hora: 10/2/2016, às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Philip Georg Bennett 
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Thiago Henrique Farinha
Público e renda: 7.077 pagantes e R$ 181.765,00
Gols: Guerrero, 31'/1°T (0-1), Arão, 34'/1°T (0-2), Arão, 14'/2°T (0-3), Emerson,  30'/2°T (0-4) e Rodinei, 44'/2°T (0-5)
Cartões amarelos: Guerrero (Flamengo); Márcio, , Allan Miguel, Rafael Paty e Elivelton (Portuguesa)
Público e renda: 7.077 pagantes, 8.205 presentes e R$ 181.765,00
Cartões vermelhos: Allan Miguel e Márcio (Portuguesa)

PORTUGUESA: Márcio; Belarmino, Pessanha, Allan Miguel e Diego Maia; Silvano, Victor Hugo (Éberson, no intervalo), Alex Carioca e Gil (Elivelton, no intervalo); Rafael Paty e Allan (Fernando Fernandes, aos 25'/2°T) - Técnico: Gaúcho.

FLAMENGO: Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo; Willian Arão (Alan Patrick, aos 38'/2°T), Mancuello, Marcelo Cirino (Gabriel, aos 19'/2°T) e Emerson Sheik; Guerrero (Felipe Vizeu, aos 34'/2°T) - Técnico: Muricy Ramalho.