HOME - Treino do Flamengo em Mangaratiba - Muricy Ramalho (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Técnico Muricy Ramalho pede mais passes certos e posse de bola ao Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

João Matheus Ferreira e Paulo Victor Reis
05/02/2016
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Passe certo e posse de bola. Necessariamente, um anda de mão dada com o outro. No Flamengo, é mais do que isso. É o lema do técnico Muricy Ramalho neste início de trabalho. Seja no treino, no jogo ou quando concede entrevista coletiva, os dois fundamentos são sempre comentados pelo treinador. Aos poucos, o resultado aparece. Além da evolução a cada jogo, já há boa melhora em relação a 2015.

Nas três partidas oficiais nesta temporada, o Flamengo acertou, em média, 100 passes a mais em relação ao Brasileirão do ano passado. De quebra, ainda erra menos. Ou seja, se no Campeonato Brasileiro 2015 a proporção era 89% passes certos e 11% passes errados, agora é 92% passes certos e 8% errados. A posse de bola também apresenta evolução: de 53,5% para 57,3%.

O crescimento deixa Muricy extremamente empolgado. O treinador, que sempre leva em mãos o scout da partida que acabara de terminar para a entrevista coletiva, ressaltou a evolução em vários fundamentos do Fla.

- Estamos melhorando o passe, que é uma coisa importante. O time diminuiu o número de passes errados. A posse de bola foi nossa, já que o adversário deu o campo. Também fizemos jogadas em profundidade. Este é o caminho. É difícil marcar quando se vem do fundo, estamos melhorando em vários fundamentos – comentou, logo após a vitória sobre o Macaé.

E se o treinador está gostando, não são os jogadores que vão dizer o contrário. Um dos principais nomes do Flamengo nesta temporada, principalmente no que diz respeito aos passes, o volante Willian Arão também ressaltou a evolução rubro-negra a cada partida no Estadual e a diminuição de alguns erros no campo.

- Não dá para falar se estamos perto ou longe (do ideal), mas a cada jogo estamos evoluindo. No jogo passado cometemos alguns erros que não repetimos nesse, então estamos no caminho certo - disse o volante.

O Flamengo terá tempo suficiente para corrigir os erros que seguem atormentando Muricy e também para aprimorar os acertos. O próximo jogo é apenas na Quarta-feira de cinzas, contra a Portuguesa, no Raulino de Oliveira. Os jogadores terão apenas uma folga até lá, no domingo. Em todos os outros, independentemente do Carnaval, tem trabalho.

DETALHAMENTO:
Média no Brasileirão 2015
- Posse de bola: 53,5%
- Passes certos: 351 (89%)
- Passes errados: 40 (11%)

Macaé 0x2 Flamengo
- Posse de bola: 58%
- Passes certos: 458 (93%)
- Passes errados: 30 (7%)

Flamengo 1x1 Boavista
- Posse de bola: 67%
- Passes certos: 560 (93%)
- Passes errados: 40 (7%)

Atlético-MG 0x2 Flamengo
- Posse de bola: 47%
- Passes certos: 382 (90%)
- Passes errados: 40 (10%)

Média jogos oficiais 2016
- Posse de bola: 57,3%
- Passes certos: 466 (92%)
- Passes errados: 36 (8%)

*Os números são do Footstats