Atlético-PR x Flamengo

'Rubro-Negro também não pode cair no erro de fazer pré-temporada em cidade modesta', diz Amir Somoggi (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Amir Somoggi*
13/12/2016
14:56
Rio de Janeiro (RJ)

A Florida Cup é um retrocesso, uma competição péssima sob qualquer ponto de vista. Não há jogos transmitidos e o apelo é ínfimo nos Estados Unidos. Para completar, os clubes do exterior em geral de uma categoria muito baixa, e os brasileiros ainda se sujeitam a disputar partidas em estádios precários.

A escolha do Flamengo, em um primeiro momento, é válida, porque um clube do seu porte, caso vise jogar nos Estados Unidos, tem de enfrentar adversários da MLS, do porte de um New York City, um LA Galaxy. No entanto, o Rubro-Negro não pode cair no erro de fazer sua pré-temporada em uma cidade modesta, que não acrescenta muito em termos de marketing.

O problema do Flamengo, e de outros clubes brasileiros, é não tomar as rédeas para realizar estes mini-torneios ou fazer amistosos de grande porte em pré-temporada. A sensação é de que todos ficam prostrados, à espera de que alguém organize estes eventos.

O Rubro-Negro devia mirar-se no exemplo de Real Madrid, Barcelona e outros gigantes, e passar a correr atrás de seu crescimento também por meio do marketing.

*Amir Somoggi é consultor de marketing e gestão esportiva e Especialista em Análise Financeira da Academia LANCE!