Cesar Cielo (natação)

Medalhista olímpico, César Cielo é o principal nome do Brasil na natação (Foto: Thierry Zoccolan/AFP)

Patrick Monteiro
13/11/2015
07:20
Rio de Janeiro (RJ)

Fundado em 1895, o Flamengo, que era um clube apenas de remo, engatinhou para a ser poliesportivo em 1912, quando agregou ao seu repertório o futebol. Doze anos depois, em 1932, aconteceu a primeira participação de atletas do clube em uma Olimpíada. Nos Jogos de Los Angeles (EUA), Antônio Rebello Junior, José Pichler de Campos e Fernando Nabuco de Abreu (todos do remo) representaram o Rubro-Negro. Desde então, foram 12 medalhas (nove de bronze e três de prata) conquistadas.

As primeiras vieram em 1948 (Londres), com Alfredo da Motta, Zenny de Azevedo (o Algodão) e Afonso Azevedo Évora, que faturaram o bronze com a Seleção Brasileira de basquete. O Flamengo também foi medalhista no atletismo (José Telles da Conceição - bronze no salto em altura, em Helsinque-1952) e natação. Neste último caso, Jorge Fernandes (bronze em Moscou-1980), Ricardo Prado (prata em Los Angeles-1984), Fernando Scherer - o Xuxa (bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000) e César Cielo (bronze em Londres-2012) foram os contemplados.
 
Além do basquete, o Rubro-Negro abocanhou medalhas olímpicas em outros dois esportes coletivos. No vôlei feminino, o trio Kátia Andreia Caldeira Lopes, Leila Gomes de Barros e Virna Cristiane Dantas Dias ajudou o Brasil a levar o bronze em Sydney-2000. Já as medalhas de prata alcançadas pelo País no futebol masculino em Los Angeles-1984 e Seul-1988 também tiveram a participação rubro-negra. Augilmar Silva Oliveira (o Gilmar Popoca) alcançou a façanha no território norte-americano, enquanto Jorge de Amorim Campos (Jorginho), Jorge Luiz de Andrade Silva (Andrade), José Carlos da Costa Araújo (Zé Carlos) e José Roberto Gama de Oliveira (Bebeto) obtiveram o mesmo feito na Coreia do Sul. O craque que vestiria a camisa 7 na campanha vitoriosa do tetracampeonato em 1994 ainda conquistou o bronze em Atlanta-1996, junto com Sávio e Zé Maria.

O Fla também já esteve ‘representado’ na esgrima, ginástica artística, halterofilismo, hipismo, judô, nado sincronizado, pentatlo moderno, pólo aquático, remo e tiro esportivo. Um clube muito além do futebol.