Federico Mancuello (Foto: Reuters)

Federico Mancuello deve acertar com o Flamengo ainda nesta quarta-feira (Foto: Reuters)

João Matheus Ferreira
06/01/2016
06:00
Rio de Janeiro (RJ)

A negociação do Flamengo com o meia Federico Mancuello está praticamente sacramentada. Após passar toda a terça-feira em conversas com a diretoria do Independiente-ARG, por telefone e e-mail, a diretoria rubro-negra deve enviar o contrato no início desta quarta para que o acordo seja oficializado. O vínculo do meio-campista argentino será de três ou quatro anos - algo que ainda será definido - e o valor do negócio gira em torno de três milhões de dólares (cerca de R$ 12 milhões) por 90% dos direitos econômicos do atleta.

Na terça, em entrevista ao LANCE!, Mancuello disse estar esperançoso por um acordo com o Flamengo, mas evitou dar maiores detalhes sobre a negociação. O jogador, de 26 anos, está bastante empolgado para vestir a camisa rubro-negra e atuar fora da Argentina pela primeira vez na carreira. A imprensa argentina noticiou, na noite de terça, que o meio-campista deve se despedir dos companheiros na tarde desta quarta e, se tudo der certo, definir detalhes da viagem para desembarcar no Rio de Janeiro ainda na quinta. 


E MAIS:
Veja uma galeria do vaivém dos gringos no mercado brasileiro

A negociação com o Independiente é conduzida diretamente pelo vice de futebol Flávio Godinho e o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, que reforçou ao L! que não vai falar sobre o acordo enquanto o mesmo não estiver concretizado. O primeiro contato do Flamengo com o clube argentino foi feito dias antes do Natal, mas a proposta inicial não agradou. Após passar as festas de fim de ano sem novidade, as tratativas esquentaram na segunda-feira, quando o empresário de Mancuello, Uriel Pérez, demonstrou ao clube de Avellaneda o interesse do atleta em vestir a camisa rubro-negra em 2016.


Mancuello é o capitão e principal jogador do Independiente desde 2014. Revelado pelo clube de Avellaneda, teve uma breve passagem por empréstimo pelo Belgrano-ARG, no início da carreira. Embora seja tratado como meia, teve mais sucesso quando jogou de segundo volante. Neste ano, foi convocado para a seleção argentina e marcou um gol na estreia. Esteve na lista inicial para a Copa América, mas acabou ficando fora do torneio.

Até o momento, o Flamengo já acertou com três jogadores para a temporada: o lateral-direito Rodinei, o zagueiro Juan e o volante Willian Arão. Outros quatro atletas estão apalavrados e são esperados nesta quarta, na reapresentação do elenco, para fazer exames médicos e assinar. São eles: o goleiro Alex Muralha, o zagueiro Antonio Carlos, e os laterais-esquerdos Chiquinho e Arthur Henrique. Além de Mancuello, a diretoria ainda busca um zagueiro e um meia.