Marquinhos Santos foi demitido pelo Coritiba na 6ª rodada do Brasileirão (Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press)

Marquinhos Santos  (Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press)

LANCE!
20/09/2016
17:44
Florianópolis(SC)

O Figueirense está de técnico novo- o quinto nesta temporada- . Marquinhos Santos, que chega com certa dose de pessimismo por parte de torcida, foi apresentado na tarde desta terça-feira.

Em suas primeiras palavras como nos técnico do alvinegro catarinense, Marquinhos destacou a razão que o fez largar o Fortaleza, time que está muito perto do acesso à Série C( o Tricolor está nas quartas de final e encara o Juventude. Os semifinalistas sobem) e optar pelo Figueira. 

 -Foi  difícil.  Porém, eu digo que o trabalho realizado no Fortaleza, teve começo, meio e fim. O grupo do Fortaleza está pronto para subir.  Eu não aceitaria trocar o comando se faltasse algo para o acesso. Eles sabem da ética e respeito que tive sempre com o Fortaleza. O desafio é que me fez decidir, encarar e ir junto com esses atletas e torcedores do Figueirense para fazer um trabalho que marque o clube.  A partir de agora  o meu  foco é no Figueirense.  Estou 110% focado em tirar o clube dessa situação. Eu acredito nisso. 

Ao mesmo tempo em que chega presenciando o torcedor com uma pulga atrás do orelha, Marquinhos chega com retrospecto positivo quando o assunto é tirar times da Zona de Rebaixamento. Sua curta carreira  começou em 2012, no Coritiba.

Na ocasião, ele assumiu o alviverde em 16°, com 22 pontos, dois  a mais que o Palmeiras, que abria a zona de rebaixamento. Dezesseis rodadas depois, o Brasileirão chegou ao fim e Marquinhos deixou o coxa em 13°, com 48 pontos. Dois anos depois, o retorno ao clube curitibano. Faltando 21 jogos, ele assumiu o time em 19°, com 15 pontos e entregou em 14°, com 47 pontos. 

 -Em 2012 e 2014 o cenário era até mais preocupante.  Eu acredito que é um grupo que tem potencial, eu avalio o elenco, vejo potencial, e sei que se em outras instituições eles foram muito felizes. Aqui no Figueirense nós vamos procurar fazer com que colham os resultados – completou Marquinhos. 

Sua estreia será neste domingo, às 11h, no estádio Orlando Scarpelli, diante do Santa Cruz, em jogo válido pela 27° rodada do Brasileirão. Em 17°, com 28 pontos, a distância para o Vitória, primeiro time fora do Z4, é de apenas um ponto.

Ficha técnica 


Nome:
Marcos Vinícius dos Santos
Apelido: Marquinhos Santos
Idade: 37 anos
Cidade Natal: Santos (SP)
Cargo: Treinador
Currículo:
2003 a 2008 – Atlético Paranaense (categorias de base)
2008 a 2011 – Coritiba (categorias de base)
2011 – Seleção Brasileira (categorias de base)
2012 – Seleção Brasileira (categorias de base)
2013 – Coritiba
2014 – Bahia e Coritiba
2015 – Coritiba
2016 – Fortaleza
Títulos:
Campeonato Sul-Americano sub-15 2011
Campeonato Paranaense 2013
Campeonato Baiano 2014
Campeonato Cearense 2016