Filipe Luis e Roberto Firmino - Seleção

Filipe Luís e Roberto Firmino são crias da base do Figueirense e estarão na Copa (Foto: Montagem/MoWA Press/CBF)

LANCE!
17/05/2018
13:33
Florianópolis (SC)

Dono de uma das categorias de base mais tradicionais do sul do país, o Figueirense estará bem representado na Copa do Mundo de 2018. Na última segunda-feira, Filipe Luís e Roberto Firmino, dois atletas revelados pelo Figueira, foram convocados por Tite para integrar o elenco que disputará o torneio na Rússia. Com isso, o clube está empatado em segundo lugar com Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Fluminense no ranking dos maiores “formadores” desta seleção - atrás apenas de Corinthians e Internacional, que contam com três jogadores cada.

São os primeiros atletas formados pelo clube que disputarão uma Copa do Mundo. Porém, o histórico com a camisa canarinho é maior. Em 2009, o lateral-esquerdo André Santos foi convocado para a Copa das Confederações.

Filipe Luis atuou pelos profissionais do Figueirense entre 2003 e 2004. Em 57 jogos, fez cinco gols pelo alvinegro. Já Roberto Firmino subiu mais tarde. Entre 2009 e 2010, o atacante foi destaque do setor ofensivo do time. Foram 55 partidas pelo clube, e 13 gols marcados, segundo números que foram extraídos do arquivo histórico do Memorial do Figueirense.

O Figueirense é o único catarinense campeão da Copa São Paulo. Em 2008, o time bateu o Rio Branco na final. Além do importante título, o clube também conta com outras conquistas nacionais nas divisões de base, além de ser o maior campeão estadual sub-15 e sub-17 do estado.

Neste ano, o Figueirense acabou sendo eliminado na terceira fase do torneio. Na tradicional Copa Votorantim sub-15, o Figueira chegou perto do título. Parou somente nas semifinais para o Flamengo.