Torcida Inglaterra

Torcida inglesa faz farra nas ruas do centro de Lens antes do jogo com o País de Gales. Dois mais ousados subiram no toldo de um restaurante e fincaram uma bandeira (Foto: Carlos Vieira)

CARLOS ALBERTO VIEIRA
16/06/2016
09:34
Lens (FRA)

A pequena cidade de Lens estava preocupada com uma guerra entre hooligans russos e ingleses nesta quinta-feira, antes do jogo da Inglaterra com Gales, pela Eurocopa. Para isso, se policiou até os dentes. Mas o que se viu durante a fria e chuvosa manhã e início da tarde. Com muitos bloqueios nas ruas, a estação tomada por policiais e o exército e a ausência de russos, os muitos torcedores ingleses e galeses conviviam tranquilamente duas horas antes do jogo desta quinta-feira.

Diferentemente de Lille, que é uma grande cidade e que foi palco de briga entre os hooligans rivais na noite de quinta-feira e fica a 40km de distância,
Lens é pequena, com centro diminuto. A estação de trem fica a 1km do estádio (os trilhos passam ao lado do Stade Bollaert) e as principais ruas e a Fan Zone estão exatamente entre os dois locais. Assim, ficou fácil para a polícia manter qualquer torcedor um pouco mais exaltado sob controle.

Como previsto, quase todas as lojas estavam fechadas na região central por medo de confusões. Mas os restaurantes não só abriram como estavam liberados para o comércio de cerveja, desde que em copos de plástico.

- É até agora a cidade mais tranquila para o torcedor - disse o agente de segurança aposentado Ryan Matthews, que observava centenas de torcedores ingleses fazendo barulho ensurdecedor com direito cânticos de clubes e até uso de uma fumaça colorida. Dois deles chegaram a subir no toldo de um dos bares e colocaram uma bandeira de torcida.

Torcida Inglaterra
Policiamento esteve reforçado em todas as ruas de Lens (Foto: Carlos Vieira)

O convívio com os torcedores do País de Gales era surpreendente amistoso. Num bar que tocava música nas alturas, os dois grupos se divertiam e bebiam. Um galês usava até uma sainha, que era levantada pelos ingleses.
No entorno do estádio o policiamento era muito grande. E até 1h30min antes do jogo, não havia registro de problemas ou confrontos.