Gareth Southgate - Tecnico da seleção sub-21 da Inglaterra

Southgate jogou por clubes como Crystal Palace, Aston Villa e Middlesbrough (Foto: AFP)

LANCE!
28/06/2016
12:00
Londres (ING)

A queda precoce na Eurocopa após perder por 2 a 1 para a Islândia, na última segunda-feira, fez o técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, pedir demissão. Agora, a Federação Inglesa (FA) está em busca de um novo treinador para assumir o cargo. De acordo com a imprensa local, o favorito é o ex-zagueiro Gareth Southgate, atual comandante da seleção sub-21.

A saída de Hodgson era considerada inevitável. Com contrato somente até o fim da Eurocopa, a permanência do treinador estava condicionada ao resultado na competição, mas a eliminação para a Islândia foi considerada como 'inaceitável' e classificada pela imprensa do país como a 'maior humilhação da história'.

Favorito nas casas de apostas, Southgate vem de um vexame na Euro sub-21, sendo eliminado ainda na fase de grupos. O torneio era classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O time tinha como grande destaque o atacante Harry Kane, que fez parte do grupo de Hodgson na França, tendo inclusive sido titular na derrota para a Islândia. Na ocasião, os ingleses venceram a Suécia (1 a 0), mas perderam para Portugal (1 a 0) e Itália (3 a 1).

Southgate foi convocado 57 vezes para a seleção inglesa, tendo participado da Eurocopa em 1996. Ele atuou por clubes como Crystal Palace, Aston Villa e Middlesbrough.