LANCE!
13/06/2016
11:56
Toulouse (FRA)

A paciência espanhola foi recompensada. Após martelar durante todo o jogo, a Fúria venceu a República Tcheca por 1 a 0, com gol de Piqué, em cruzamento perfeito de Iniesta, na estreia da seleção na Eurocopa. O triunfo serviu para acalmar os ânimos na seleção de Vicente del Bosque, após o caso 'De Gea' e a derrota no amistoso para Geórgia, antes do início do torneio.

Com o resultado, a Espanha chega aos três pontos e se iguala a Croácia na liderança do Grupo D. República Tcheca e Turquia seguem com zero. Na próxima rodada, os espanhóis encaram os turcos na próxima sexta-feira, às 16h, em Nice, enquanto os tchecos pegam os croatas no mesmo dia, às 13h, em Saint-Étienne. 

A Espanha começou como de costume: toque de bola, cadenciando o jogo, aproveitando a qualidade de seus homens do meio de campo, como Iniesta, Fàbregas e David Silva. A troca de passes, contudo, não transformava a Fúria em uma equipe eficiente, apesar do gol perdido por Morata, após cruzamento do jogador do Manchester City e ótima defesa de Cech.

O goleiro do Arsenal foi se transformando em herói da partida. Ainda na primeira etapa, ele ganhou novo duelo sobre Morata, após saída errada da defesa da República Tcheca. Cech chegou a ser surpreendido pela genialidade de Iniesta, que o viu adiantado e mandou de longe. Mas a bola foi para fora, para sorte do arqueiro.

Na segunda etapa, a República Tcheca manteve sua tática, jogando por uma bola para surpreender a Espanha, que precisava sair para o jogo. Afinal, um empate para os tchecos seria um excelente resultado. Mas para os espanhóis, favoritos e atuais bicampeões, somente a vitória superaria a desconfiança.

E essa bola da República Tcheca quase saiu em duas jogadas. A primeira delas com Rubnik, que aproveitou cobrança de falta e cabeceou, para boa defesa do goleiro De Gea. Na outra, Selassie escorou e a bola cairia limpa para Kaderábek abrir o placar, mas Fàbregas cortou e salvou o gol certo dos tchecos.

Cech para Morata - Espanha x Republica Tcheca
Cech para Morata em ataque da Espanha (Foto: Pascal Pavani / AFP)

Apesar do susto, a Espanha seguia dominando amplamente a partida, mas sem conseguir colocar uma bola na rede. David Silva teve sua chance em chute de fora da área, Thiago Alcântara perdeu ao demorar para finalizar. A Fúria passou grande parte da segunda etapa perto da área da República Tcheca, mas não estava em um dia feliz, a ponto de tirar o zero do placar.

A valentia tcheca durou 86 minutos. E a persistência espanhola foi recompensada. Em jogada 'catalã', Pedro rolou para Iniesta. O meia colocou na cabeça do zagueiro Piqué, que, enfim, venceu Petr Cech. E por muito pouco a Fúria não sofreu como a Inglaterra contra a Rússia. Nos acréscimos, Darida finalizou forte, mas De Gea fez linda defesa. Foi o último lance do jogo, a primeira vitória da Fúria na Eurocopa 2016.

FICHA TÉCNICA
ESPANHA 1 X 0 REPÚBLICA TCHECA


Local: Stadium de Toulouse, em Toulouse (França)
Data: 13 de junho de 2016
Hora: 10h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
Cartão amarelo: Limbersky (RTC)

GOL: Piqué - 41'/2°T (1-0)

ESPANHA: De Gea, Juanfran, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Fàbregas (Thiago Alcântara - 24'/2°T) e Iniesta; David Silva, Morata (Aduriz - 17'/2°T) e Nolito (Pedro - 36'/2°T). Técnico: Vicente Del Bosque

REPÚBLICA TCHECA: Cech, Kaderabek, Hubnik, Sivok e Limbersky; Darida, Plasil, Gebre Selassie (Sural - 40'/2°T), Krejci e Rosicky (Pavelka - 43/2°T); Necid (Lafata - 29'/2°T). Técnico: Pavel Vrba