Pepe - Coletiva de Portugal

Pepe participou de entrevista coletiva neste sábado (Foto: Handout / Uefa / AFP)

LANCE!
09/07/2016
16:59
Saint-Denis (FRA)

A presença de Pepe junto dos demais companheiros no último treino de Portugal antes da decisão da Eurocopa diante da França, neste domingo, deu a entender que o zagueiro estaria à disposição do técnico Fernando Santos para a partida. Em entrevista coletiva, o defensor confirmou que está bem e garantiu um lugar entre os titulares.

- Estou bem, pude treinar e ficar à disposição do treinador para jogar. É o jogo mais importante da minha vida. Estou representando o meu povo, o meu país. Amanhã, vão estar 11 milhões de pessoas, com mais 11 e os três que vão entrar, com uma vontade tremenda de fazer história - afirmou.

Brasileiro de Maceió, em Alagoas, Pepe optou por jogar por Portugal. O zagueiro destacou a importância de representar o país europeu.

- Nós treinamos e trabalhamos porque representamos a nossa nação, os portugueses que estão fora de Portugal. Os emigrantes, os que estão aqui na França. Sentimos o carinho deles em Marcoussis, quando o treino é aberto, quando chegamos às 3h e 4h depois dos jogos. Eles estão lá para dar apoio. Temos que retribuir isso e honrar essas pessoas que estão fora do país.

Pepe - Treino de Portugal
Pepe treinou e vai para o jogo (Foto: Francisco Leong / AFP)

Pepe também falou sobre seu estilo de jogo, que muitas vezes é criticado por ser considerado violento demais.

- Estou há 10 anos no Real, cheguei em fim de 2007 na seleção, participei de três Euros, dois Mundiais. Sou pessoa muito exigente comigo mesmo, não gosto de perder. Isso me faz estar no mais alto nível e ser conhecido no mundo inteiro. Mais importante é ter a ilusão de querer sempre mais. Isso é o que nos faz estar em alto nível em muitos anos.

TÉCNICO PORTUGUÊS CONFIANTE

Treinador de Portugal, Fernando Santos demonstrou bastante otimismo na final diante da França. Nem mesmo enfrentar a torcida rival no Stade de France abala o comandante, que acredita que os lusos vão entrar para a história.

- Nunca houve uma Portugal x França na final. Essa história foi nas semifinais. Acredito que Portugal vai marcar história na final. São números, estatísticas, não entram no jogo. Ninguém vai pensar nisso nos dois lados. Tenha certeza que do lado de Portugal vai ter muita concentração, um empenho - disse.

Fernando Santos - Portugal
Fernando Santos acredita no título (Foto: Handout / Uefa / AFP)

Fernando Santos fez questão de exaltar o rendimento da seleção portuguesa na Eurocopa, apesar de a campanha não ter sido tão eficiente (cinco empates e uma vitória). Questionado por um jornalista durante a entrevista coletiva se a final não seria tão boa por causa dos números de Portugal no torneio, ele não titubeou.

- Não é a melhor?! Então, qual é a melhor? Não é por que? Uma coisa é pensar, outra coisa é a verdade. Quem está na final é Portugal. Só pode estar na final porque ganhou as fases anteriores. Esta é definitivamente a final da Eurocopa 2016, a que merecia ser.

Cristiano Ronaldo tenta agora seu primeiro título com Portugal, na final da Euro-2016
Técnico falou de Cristiano Ronaldo (Foto: AFP/PAUL ELLIS)

O comandante falou ainda sobre Cristiano Ronaldo, ao ser indagado que o gajo poderia seguir os passos de Messi e se despedir da seleção portuguesa após a decisão contra a França.

- A final é amanhã, seguramente, é uma final. Nesse sentido, sim, vai ser a final do Cristiano Ronaldo. Agora o final do Cristiano Ronaldo, acho que vai ter mais 6, 7, 10 anos. Não pode ser o último jogo do Cristiano Ronaldo.