Inglaterra x Rússia

Cahill disputa bola com Shatov (Foto:ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Lancepress!)

LANCE!
11/06/2016
17:56

A Inglaterra mostrou bom futebol na estreia da Eurocopa. A seleção dominou praticamente por todo o tempo, mas levou um gol nos acréscimos do zagueiro Berezutski e acabou empatando em 1 a 1. A equipe britânica teve grandes chances para sair vencedora, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Akinfeev. Dier, de falta, fez o gol inglês.

Com o resultado, ingleses e russos ficam com um ponto, na segunda colocação. A liderança do grupo B é de País de Gales, que bateu a Eslováquia por 2 a 1. Na próxima rodada, a Inglaterra faz o clássico britânico com os galeses, em Lens, enquanto a Rússia encara a Eslováquia, em Lille.

Os confrontos entre torcedores ingleses e russos antes do início da partida não se refletiram dentro de campo. O jogo foi disputado de forma limpa, com poucas entradas mais fortes e apenas dois cartões amarelos. As torcidas dentro do estádio também estavam se comportando bem, mas no apito final, uma briga entre os fãs atrás do gol de Hart manchou um pouco o duelo.

A Inglaterra dominou por completo o primeiro tempo, com uma formação bastante ofensiva. O técnico Roy Hodgson apostou em Lallana, Sterling e Kane na frente, com Rooney e Dele Alli municiando o ataque, com apenas Dier na proteção à defesa. Desde o início, os ingleses tinham o controle do jogo e criavam chances perigosas. Walker fez excelente jogada pela direita e serviu Lallana. O jogador do Liverpool fuzilou para grande defesa de Akinfeev.

Inglaterra x Rússia
Dier fez o gol inglês (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP/Lancepress!)

O domínio inglês era intenso. Em outros bons lances, o English Team quase abriu o placar, como em jogada de Dele Alli, que nenhum atacante aproveitou, e em cabeçada de Smalling. A Rússia demorou 15 minutos para dar a primeira e única finalização na primeira etapa, após cabeçada forte do zagueiro Ignashevich.

Lallana seguia aparecendo com perigo no ataque, mas mostrava que estava com o pé descalibrado. Em outra jogada de Walker, ele finalizou para fora. Rooney também testou de longe, mas Akinfeev pegou novamente.

A segunda etapa começou com a Inglaterra novamente em cima, mas com o russos um pouco mais incisivos no ataque, coisa rara nos primeiros 45 minutos. O chute de fora da área de Smolov, no entanto, passou raspando à meta de Hart.

Mas o gol inglês estava amadurecendo. Rooney acertou lindo chute, Akinfeev fez nova linda defesa e a bola foi no travessão. No rebote, Lallana mandou na trave. E a Inglaterra precisou de uma bola parada para abrir o placar. Aos 27 minutos, Dier acertou linda cobrança de falta da entrada da área para fazer 1 a 0.

Após o gol, o técnico Leonid Slutski fez algumas substituições para tentar colocar a Rússia para frente em busca do empate. No lado inglês, Roy Hodgson tirou Rooney e Sterling, para segurar o resultado. E a equipe inglesa acabou castigada nos acréscimos. Após cruzamento da esquerda, o capitão Vasili Berezutski subiu mais que a defesa e tocou por cima de Hart, que nada pôde fazer.

FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 1 X 1 RÚSSIA

Local: Stade Vélodrome, em Marselha (França)
Data e hora: 11/6/2016 - 16H (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Elenito di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA)
Cartões amarelos: Cahill (ING) e Schennikov (RUS)

GOL: Dier - 27'/2°T (1-0), Vasili Berezutski  - 47'/ 2°T (1-1)

INGLATERRA: Hart, Walker, Cahill, Smalling e Rose; Dier, Dele Alli e Lallana; Rooney (Wilshere - 33'/2°T), Kane e Sterling (Milner - 42'/ 2°T). Técnico: Roy Hodgson.

RÚSSIA: Akinfeev, Smolnikov, Ignashevich, Vasili Berezutski e Schennikov; Golovin (Shirokov - 32'/2°T) e Neustadter (Glushakov - 34/2°T); Kokorin, Shatov e Smolov (Mamaev - 39'/2°T); Dzyuba. Técnico: Leonid Slutski