Perisic - Republica Tcheca x Croacia

Goleiro Eduardo, que defende o Dínamo de Zagreb, da Croácia, diz que o rival de Portugal nas oitavas mescla juventude e talento, como Perisic (foto), o craque da 1ª fase para o jornal L'Équipe (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

CARLOS ALBERTO VIEIRA
23/06/2016
11:33
Paris (FRA)

Para acabar com a seca de vitória nesta Euro, Portugal conta com um trunfo: as dicas do goleiro Eduardo. O reserva de Rui Patrício não estará em campo. Mas ele defende o Dínamo de Zagreb, time de maior torcida na Croácia, e joga ou já jogou com vários dos rivais de sábado, em Lens. pelas oitavas de final da competição.

- Conheço bem quase todos.  A grande maioria joga fora do país, mas boa parte saiu do Dínamo de Zagreb. Do atual grupo,  Pjaca e o Rog são meus companheiros. Dois garotos que mostraram potencial contra a Espanha. A Croácia hoje une talento e juventude, tem astros de primeira linha como o Modric, destaque do Real Madrid,  e o Perisic que anda encantando todo mundo. Sem dúvida será um desafio muito grande para Portugal - disse Eduardo, que considera o atual time croata o melhor já formado no país.

O meia João Mário disse que não dá para escolher adversário e que a Croácia é conhecida dos jogadores portuguesas. Ele lembrou que todo o grupo viu a vitória dela sobre os espanhóis e que  a qualidade técnica e tática da equipe impressiona.

- A Croácia tem excelentes jogadores. Contra a Espanha ela se comportou como um time que vai buscar o título. Ela tem nosso respeito como teria uma Inglaterra, uma Itália. Uma coisa é certa: para superamos este time temos de jogar mais do que jogamos até agora.

Além de elogiar o rival, como faz com todas as seleções , o treinador Fernando Santos resume o grau de dificuldade que espera encontrar.

- A Croácia foi a primeira colocada do grupo que tinha a Espanha. Isso fala por si,  disse o treinador.

Até mesmo Cristiano Ronaldo, que fez  apenas uma declaração após a partida contra a Hungria, encaixou no comentário uma preocupação com Croácia.

- Vamos enfrentar uma grande equipe. Mas temos de confiar em nosso futebol e  vamos tentar ganhar para seguir em frente, disse CR7, destaque de uma seleção que entrou para a história das Euros como a primeira que avançou de fase sem ter conseguido uma vitória sequer.

Croácia é a base da seleção da 1ª fase do L'Équipe

A Croácia não inspira respeito apenas entre os portugueses. A imprensa internacional  também é só elogios. O jornal L'Équipe, o mais prestigiado diário esportivo da França e parceiro do pool do LANCE!,  fez uma seleção das oitavas a partida das notas das atuações dos jogadores.  O croata Perisic - que joga pela Internazionale de Milão - foi considerado o craque, com média de 7,33.
A Croácia também foi a base da seleção, com  cinco representantes: além de Perisic e outros três jogadores, ela cravou também o melhor técnico. A seleção foi a seguinte.

McGovern (Irlanda); Meunier (Bélgica), Schaar (Suíça), Hummels (Alemanha) e Vertonghen (Bélgica); Kante (França), Krychowuiak (Polônia), Kleinheisler (Polônia) e Modric (Croácia); Perisic (Croácia) e Bale (Gales). Técnico: Ante Cacic.

Uma ausência sentida foi Payet. O francês obteve 7,0, a segunda maior nota o lado de Bale, Kante, Meunier e Kleinheisler. Mas como joga na mesma posição de Perisic, ficou "no banco".

Em relação a Portugal,  as maiores notas ficaram com Pepe e William Carvalho: 6,0. Ambos bem longe de uma vaga na seleção.