Republica Tcheca x Croacia

Torcida croata joga sinalizadores e um rojão para dentro de campo (Foto: Joe Klamar / AFP)

LANCE!
17/06/2016
15:04
Saint-Étienne (FRA)

A Croácia perdeu grande oportunidade de garantir a sua classificação antecipada para as oitavas de final da Eurocopa. Após abrir 2 a 0, a equipe acabou cedendo o empate à República Tcheca em 2 a 2 com um gol aos 48 minutos do segundo tempo. Necid marcou logo após o jogo ficar paralisado pelo fato de torcedores croatas ter atirado sinalizadores e um rojão para dentro do campo, que acabou atingindo um funcionário do estádio. 

Com o resultado, a Croácia tem quatro pontos, contra três da Espanha, que enfrenta ainda nesta sexta-feira a Turquia, que tem zero, pelo Grupo D. A República Tcheca tem um.

República Tcheca entrou fechadinha, apostando nos contra-ataques, mesma postura que acabou não dando certo contra a Espanha na primeira rodada. A Croácia, assim como a Fúria, tem como ponto forte o meio de campo, principalmente pela qualidade de jogadores como Modric, Rakitic e Perisic.

Os tchecos resolveram povoar o meio de campo para impedir que os destaques croatas pudessem ter espaço para criar. Em grande parte do primeiro tempo, a estratégia surtiu efeito. Se anulava as ações do rival, também ficavam presos em seu campo, sem ter poder ofensivo.

Perisic - Republica Tcheca x Croacia
Perisic fez o primeiro da Croácia (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

Por 35 minutos, os croatas só rondavam a área tcheca, sem conseguir criar nada efetivo. No entanto, a estratégia começou a ruir. Modric e Rakitic começaram a se movimentar mais e passaram a abrir espaço. Em grande jogada pela direita, o meia do Barcelona bateu firme, mas Petr Cech salvou com uma linda defesa.

A seleção da República Tcheca só não contava com um vacilo na saída de bola. Badelj recuperou no meio de campo e tocou para Perisic. O meia da Inter de Milão avançou como quis e bateu cruzado. Cech nada pôde fazer.

Em desvantagem, a República Tcheca teve que sair para o jogo para evitar a segunda derrota seguida. Mas não mostrava qualidade. Do outro lado, a Croácia seguia bem melhor em campo e chegou ao segundo gol aos 12 minutos. Os tchecos novamente falharam na saída de bola, Brozovic lançou Rakitic que deu uma cavadinha por cima de Cech para fazer o segundo.

A boa vantagem fez a Croácia recuar e esperar os tchecos. Modric foi substituído logo após o segundo gol, o que acabou desmontando o meio de campo croata. A marcação até estava encaixando perfeitamente quando Rosicky apareceu livre pela direita. O meia do Arsenal cruzou na medida para Skoda colocar no canto esquerdo de Subasic. 

Se em campo o jogo era limpo, na arquibancada a torcida da Croácia fez um papelão. Após jogar sinalizadores em campo, um torcedor atirou um rojão dentro de campo, que acertou um funcionário do estádio. Falhou a segurança em deixar o fã entrar no estádio com o artefato. 

República Tcheca x Croácia
Sinalizadores em campo (Foto: AFP/JOE KLAMAR)

Após cinco minutos de paralisação, a República Tcheca encontrou o gol de empate. Após bola lançada na área, o zagueiro Vida acabou tocando a mão na bola dentro da área. Na cobrança, Necid bateu forte e deixou tudo igual. 

FICHA TÉCNICA 
REPÚBLICA TCHECA 2 X 2 CROÁCIA

Local
: Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França)
Data: 17 de junho de 2016, sexta-feira
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)
Cartões amarelos: Sivok (RTC), Badelj, Brozovic e Vida (CRO)

GOLS: Perisic - 36'/1°T (0-1), Rakitic 13'/2°T (0-2),  Skoda - 30'/2°T (1-2) e Necid (48'/2°T)

REPÚBLICA TCHECA: Cech, Kaderabek, Hubnik, Sivok e Limbersky; Darida, Plasil (Necid - 40'/2°T), Skalak (Sural - 21'/2°T), Krejci e Rosicky; Lafata (Skoda - 21'/2°T). Técnico: Pavel Vrba

CROÁCIA: Subasic, Srna, Corluka, Vida e Strinic (Vrsaljko - 53'/2°T); Brozovic, Badelj, Modric (Kovacic - 16'/2°T), Rakitic (Schildenfeld - 52'/2°T) e Perisic; Mandzukic. Técnico: Ante Cacic