Jaqueline Ferreira, atleta da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso

Jaqueline Ferreira participa do evento-teste a partir de quinta-feira, no Parque Olímpico (Foto: CBLP/Divulgação)

LANCE!
05/04/2016
15:55
Rio de Janeiro

A partir desta quinta-feira e até o próximo domingo, o Levantamento de Pesos será o centro das atenções no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, com a realização do Campeonato Sul-americano/Evento-teste para a Rio-2016, que reunirá mais de 100 atletas, na Arena Carioca 1. Um dos destaques é Jaqueline Ferreira, na categoria até 75 quilos, atleta da Equipe Furnas, medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto, ano passado.

A competição faz parte dos calendários da Federação Internacional e da Confederação Sul-americana de Levantamento de Pesos e contará com mais de dez equipes do continente, além de seleções convidadas, como a dos Estados Unidos e a da Tailândia. A Seleção terá 15 atletas, sendo sete mulheres e oito homens.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), Enrique Montero, a expectativa é de que o campeonato seja de alto nível.

- As equipes estarão completas, com seus principais atletas, já que o Sul-americano é mais um preparatório para os Jogos Olímpicos, assim como o Campeonato Pan-americano, em junho próximo - comenta o dirigente, que está otimista com o desempenho do Brasil no Sul-americano.

- Acreditamos que teremos ótimos resultados, não só com o nosso principal atleta, o bicampeão pan-americano Fernando Reis, mas também com Mateus Gregório, vice-campeão pan-americano; Jaqueline Ferreira e Bruna Piloto, medalhistas de bronze no Pan de Toronto; Rosane Santos, Monique Araújo e outros. Podemos chegar ao pódio também na classificação por equipes. A Colômbia é a seleção favorita; Brasil, Venezuela, Peru e Equador disputam as outras posições - avalia o presidente da CBLP.

Amanhã, os atletas já estarão no Parque Olímpico, se revezando nas áreas de treinamento, das 10h às 16h. Os organizadores do evento farão a verificação das inscrições, às 19 horas, quando será definida a programação das provas com a lista dos atletas confirmados. Às 20h30, acontecerá o Congresso Técnico.

A Seleção Brasileira para o torneio foi definida com:

Masculino
Fernando Reis (acima de 105 kg)
Mateus Machado (até 105 kg)
Romário Martins (94 kg)
Josué Lucas da Silva (85 kg)
Rafael Machado (77 kg)
Jonatan dos Santos (77 kg)
Mateus Delan (69 kg)
Gabriel Fernandes (62 kg)

Feminino
Jaqueline Ferreira (75 kg)
Liliane Menezes (69 kg)
Bruna Piloto (63 kg)
Eliane Ferreira (também 63 kg)
Rosane Santos (58 kg)
Letícia Moraes (53 kg)
Luana Madeira (48 kg)

A equipe brasileira é chefiada por Edmilson Dantas e conta com os técnicos Dragos Stanica, Luís Lopez, Márcio Júnior e Aline Campeiro.