Surfista Pedro Scooby em Nazaré, Portugal

Pedro Scooby foi superado por Yuri Soledade na categoria "maior onda" (Foto: Reprodução/Facebook)

LANCE!
24/04/2016
11:25
Rio de Janeiro

Surfistas brasileiros que fazem parte da equipe Furnas no Esporte, Pedro Calado e Pedro Scooby viram o também brasileiro Yuri Soledade ser premiado na noite do último sábado (23/3), em Anaheim, nos Estados Unidos, pela World Surf League com o Big Wave Awards, considerado o Oscar do esporte. O baiano ganhou o prêmio na categoria "maior onda", conquistado em Jaws, no Havaí, onde ele mora.

Scooby estava na disputa direta com Soledade por uma onda surfada em Nazaré, Portugal. O australiano Mick Corbett, o italiano Niccolo Porcella e o havaiano Garrett McNamara também concorriam.

Já Pedro Calado concorria nas categorias Paddle Award (onda surfada na remada, sem ajuda de jet ski), Melhor Performance e Vaca do Ano. Na Paddle Award, ele estava na disputa por uma onda surfada em Jaws, no Havaí e teve como adversários os havaianos Aaron Gold e Mark Healey, o americano Ben Andrews e o nicaraguense Manny Resano.

A Melhor Performance é dada ao surfista que obtém o desempenho mais completo no maior número de locais diferentes. Calado concorreu com os havaianos Trevor Sven Carlson, Shane Dorian, Aaron Gold, Mark Healey e Kai Lenny, os americanos Nic Lamb, Greg Long e Will Skudin e o australiano Jamie Mitchell.

A Melhor Vaca premia a queda mais impressionante. Calado foi “engolido” por uma onda na Praia de Puerto Escondido, no México, em maio do ano passado. Ele concorreu com os havaianos Tom Dosland e Garret McNamara, o italiano Niccolo Porcella e o americano Matt Becker.