Velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan

Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, da classe 470 (Foto: Divulgação/Fred Hoffmann/CBVela)

LANCE!
27/03/2016
20:38
Rio de Janeiro

A dupla brasileira formada pelas velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (classe 470 feminina), atletas da Equipe de Furnas, encara, a partir desta segunda-feira, mais uma etapa da preparação para os Jogos Olímpicos Rio-2016. A parceria e os demais integrantes da Seleção Brasileira de Vela participam do tradicional Troféu Princesa Sofia, na cidade de Palma de Mallorca, na Espanha.

A 47ª edição da competição contará com a participação de cerca de mil velejadores. As regatas serão realizadas no Club Nàutic S’Arenal e no Club Marítimo San Antonio de la Playa, na Baía de Palma. A disputa das medalhas está programada para o dia 2 de abril, sábado.

A Equipe Brasileira de Vela contará em Palma com 13 dos 15 velejadores classificados para os Jogos Olímpicos. Vão competir, além de Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, Henrique Haddad e Bruno Bethlem (470 masculina); Marco Grael e Gabriel Borges (49er); Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX); Jorge Zarif (Finn); Robert Scheidt (Laser); Fernanda Decnop (Laser Radial); e Samuel Albrecht e Isabel Swan (Nacra 17).

- Estou em Palma para fazer o meu melhor, colocando em prática tudo o que treinei com meu técnico Rodrigo Amado e com o preparador físico Marcelo Rocha - disse Fernanda Decnop, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado.

Nas classes RS:X masculina e RS:X feminina, Ricardo Winicki, o Bimba, que também é atleta da Equipe Furnas, e Patricia Freitas, ambos classificados para os Jogos Olímpicos, optaram por não participar do Troféu Princesa Sofia. Os dois ficaram no Brasil a fim de focar nos treinamentos para as próximas competições. O país, no entanto, terá uma representante na RS:X feminina: Bruna Martinelli.

Na edição 2015 do Troféu Princesa Sofia, a Equipe Brasileira de Vela conquistou uma medalha. Dante Bianchi e Thomas Lowbeer ficaram com o bronze na classe 49er. Em 2014, o Brasil também faturou uma medalha, o ouro com Martine e Kahena.

A EQUIPE BRASILEIRA DE VELA NOS JOGOS RIO-2016 ESTÁ CONFIRMADA COM:

Laser: Robert Scheidt
Laser Radial: Fernanda Decnop
49er: Marco Grael e Gabriel Borges
49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze
Finn: Jorge Zarif
470 feminina: Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan
470 masculina: Henrique Haddad e Bruno Bethlem
Nacra 17: Samuel Albrecht e Isabel Swan
RS:X feminina: Patricia Freitas
RS:X masculina: Ricardo Winicki, o Bimba