Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (foto:Fred Hoffmann)

Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan velejam por medalha neste sábado (foto:Fred Hoffmann)

LANCE!
01/04/2016
17:17
Rio de Janeiro

Velejadoras que fazem parte da Equipe Furnas, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, da classe 470 feminina, encerraram nesta sexta-feira (1/4) em primeiro lugar a participação na fase de classificação do tradicional Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha. A disputa por medalhas na Baía de Palma acontece neste sábado.

Medalha de bronze na etapa de Miami da Copa do Mundo, em janeiro, e quarta colocada no Mundial de 470, em fevereiro, a dupla brasileira somou os mesmos 36 pontos perdidos das britânicas Amy Seabright e Anna Carpenter, mas ficou em primeiro no critério de desempate.

"Encontramos diversas condições de vento ao longo da semana e estamos felizes com o nosso desempenho", afirmou Ana Luiza em material divulgado pela Confederação Brasileira de Vela.

Na classe Laser, Robert Scheidt terminou a fase de classificação em terceiro, com 64 pontos perdidos. A liderança é do neozelandês Andrew Maloney, com 37, seguido pelo croata Tonci Stipanovic, com 54. Na Finn, Jorge Zarif passou em décimo, com 105 pontos perdidos. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges também ficaram na décima colocação, com 133 pontos perdidos.

Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Isabel Swan ficaram em 14º, com 167 pontos perdidos. João Bulhões, que velejou com a suíça Nathalie Brugger por conta da lesão do parceiro dela, passou para a regata da medalha em décimo, com 152. Na Laser Radial, Fernanda Decnop terminou em 24º, com 128 pontos perdidos.

Na 470 masculina, Henrique Haddad e Bruno Bethlem ficaram na 27ª posição, com 158 pontos perdidos. Na RS:X masculina e feminina, Ricardo Winicki, o Bimba, também atleta da Equipe Furnas, e Patricia Freitas, ambos classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016, optaram por não participar do Troféu Princesa Sofia. Os dois ficaram no Brasil a fim de focar nos treinamentos para as próximas competições. Mas na RS:X feminina o país foi representado por Bruna Martinelli, que ficou em 32º, com 196 pontos perdidos.

Na 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze tiveram de deixar a competição. Kahena sofreu pequena lesão no joelho esquerdo durante os treinamentos na Espanha. Ela poderia seguir na disputa do Troféu Princesa Sofia, mas a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), após reunião com as atletas, decidiu poupar a velejadora e iniciar o tratamento mais cedo para evitar algum agravamento devido a previsão de aumento dos ventos em Palma.