Fabiane Beltrame aguarda convite para disputar a Rio-2016

Confederação Brasileira de Remo divulga equipe do Brasil nos Jogos e atleta <br>do Vasco, maior nome do país na modalidade, está fora da lista

Fabiana Beltrame (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
Fabiana Beltrame espera poder disputar sua quarta olimpíada na carreira &nbsp;(Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)

Escrito por

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) divulgou nesta quarta-feira os barcos selecionados para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio-2016. A entidade fez a escolha baseada nos resultados da Regata de Classificação Olímpica Latino Americana, que aconteceu há duas semanas, no Chile. Os escolhidos foram os barcos de Double Skif Peso-leve, tanto no feminino quanto no masculino, com as duplas Vanessa Cozzi/Fernanda Nunes e Xavier Vela/Willian Giaretton. O principal nome da modalidade no país, Fabiana Beltrame, da Equipe Furnas, aguarda agora um convite para disputar sua quarta olimpíada - ela foi a primeira atleta do esporte a conseguir uma vaga olímpica, nos Jogos de Atenas-2004. Depois, participou de Pequim-2008 e Londres-2012.

"Fabiana Beltrame é a mais notória atleta da Seleção Brasileira com participação em três olimpíadas, a conquista do campeonato mundial em 2011, diversas medalhas em Copas do mundo e a segunda colocação nos últimos Jogos Pan-Americanos", diz a nota divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Remo.

Na competição no Chile, a Seleção brasileira conquistou classificação olímpica nas quatro provas disputadas, incluindo o Single Skiff de Beltrame. Mas, segundo as regras estabelecidas pela FISA (Federação Internacional de Remo), o país que tenha classificado mais de um barco deverá optar apenas por um de cada gênero. A regra tem como objetivos colocar o maior número possível de países e fomentar o equilíbrio entre gêneros no evento.

As provas de Double Skiff Peso-leve foram vencidas pelas duplas do Brasil, tanto no masculino quanto no feminino, um feito inédito. Nos barcos Single Skiff, o esporte obteve ainda o segundo lugar no feminino e o terceiro no masculino.

A regra para definição da vaga determina que, em condições iguais de vento, o barco com melhor percentual em relação ao tempo de referência obtém a vaga e, no caso de alteração na condição de vento, o barco com melhor colocação na prova conquista a vaga.

E, segundo a CBR, nas duas hipóteses, os barcos Double Skiff Peso-leve, masculino e feminino tiveram melhor resultado quando comparado aos barcos individuais, deixando claro que são os barcos detentores das vagas olímpicas, tanto por melhor velocidade quanto por melhor colocação final.

A Confederação Brasileira de Remo encaminhou ontem um pedido ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) junto à Federação Internacional de Remo e ao Comitê Olímpico Internacional para que o Brasil possa estar presente nas quatro provas nas quais se classificou. Ao mesmo tempo, a FISA foi oficiada diretamente pela entidade. Fabiana aguarda agora uma decisão desses órgãos para saber se irá disputar sua quarta olimpíada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter