Paraciclista Edson Nascimento

Edson Nascimento quer voltar ao pódio (Foto: Divulgação)

LANCE!
19/05/2016
18:27
Rio de Janeiro

O handbiker Edson Nascimento, atleta da Equipe Furnas, participa da primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo neste sábado e domingo, na cidade paulista de Araraquara. A competição vale pontos para o ranking nacional e acontece nos moldes da Copa do Mundo de Paraciclismo da UCI, contando com uma prova contra o relógio, em um percurso de 10 Km, e uma prova de estrada, com 40 km.

Nascimento inicia a temporada disposto a voltar a ocupar um lugar no pódio da modalidade. Após obter o vice-campeonato da Copa Brasil nos anos de 2013 e 2014, o atleta não teve o mesmo desempenho em 2015 e terminou a temporada apenas na quinta posição. Apesar de toda dificuldade, sua regularidade fez com que chegasse muito perto de obter uma vaga na Paralimpíada 2016, no Rio.

As competições internacionais também estão no currículo do atleta, que já participou de três edições da Maratona de Nova York, nos Estados Unidos, enfrentando o rigoroso frio do inverno nova-iorquino, sem equipe de apoio e sob condições adversas.

Ao contrário do seu desempenho por aqui, ele alcançou a 15ª colocação no quadro geral de handbike em 2013 e 2014. No ano seguinte, ele chegou em 8º lugar, sendo o melhor colocado entre os cerca de 60 participantes sul-americanos. Com a inscrição confirmada para a maratona deste ano, ele espera melhorar ainda mais sua posição.

Desde o início do ano, o atleta de 42 anos tem se dedicado muito mais aos treinamentos, em vários locais do Rio de janeiro, sempre auxiliado pelo seu filho, Guilherme (19), e sua esposa, Claudia (45). Edson afirma que está com saudade do pódio e tem se dedicado para voltar a ocupá-lo.

- Assumi uma rotina de treinos muito mais focada em desempenho e regularidade, e consegui modernizar alguns equipamentos. Acredito que esse conjunto, aliado à minha dedicação e amor ao esporte, me faça voltar a estar entre os primeiros - declara.