Paraciclista Edson Nascimento

Edson Nascimento busca recuperação na Copa Brasil de Paraciclismo (Foto: Reprodução/Facebook)

LANCE!
15/06/2016
14:53
Rio de Janeiro

Integrante da Equipe Furnas, o paraciclista Edson Nascimento disputa entre sexta-feira (17/6) e domingo (19/6) a segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que acontecerá no Parque de Madureira, no Rio de Janeiro. A competição é a mais importante do país e é válida como Campeonato Brasileiro da modalidade.

Edson compete na categoria Handbike H3. Além desta, serão disputadas no Rio de Janeiro as categorias Ciclismo C1, Ciclismo C2, Ciclismo C3, Ciclismo C4, Ciclismo C5, Handbike H1, Handbike H2, Handbike H4, Handbike H5, Tandem B, Tricycle T1 e Tricycle T2, que variam de acordo com o grau de deficiência física dos atletas.

A primeira etapa da Copa Brasil foi realizada em Araraquara (SP), entre os dias 21 e 22 de maio, e Edson acabou sendo desclassificado na prova contrarrelógio por não ter completado. A próxima etapa será realizada em 14 e 16 de outubro, em São José (SC). A final acontecerá em Aracaju (SE) em 27 de novembro. O campeão da Copa Brasil será definido após a somatória dos pontos obtidos nas quatro etapas, definindo também os campeões brasileiros de resistência e contrarrelógio.

Após obter o vice-campeonato da Copa Brasil nos anos de 2013 e 2014, Edson não teve o mesmo desempenho em 2015 e terminou a temporada apenas na quinta posição. Apesar de toda dificuldade, a regularidade dele fez com que chegasse muito perto de obter uma vaga na Paralimpíada do Rio. Nesta temporada, a meta dele é a voltar a ocupar um lugar no pódio da modalidade.