Jaqueline Ferreira, atleta da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso

Jaqueline Ferreira, atleta da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso (Foto: CBLP/Divulgação)

LANCE!
19/06/2016
14:08
Rio de Janeiro

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) definiu os cinco integrantes da Seleção Brasileira que disputará os Jogos Olímpicos. Os convocados são: Fernando Saraiva Reis, categoria acima de 105 kg; Mateus Felipe Gregório Machado, categoria 105 kg; Welisson Rosa Silva, categoria 85 kg; Jaqueline Antônia Ferreira, atleta da Equipe Furnas, categoria 75 kg; e Rosane dos Reis Santos, categoria 53 kg.

Para definir os donos das cinco vagas olímpicas, três no masculino e duas no feminino, garantidas ao Brasil por ser a sede da competição, a CBLP utilizou como critério técnico a média do índice Sinclair dos três melhores resultados obtidos pelos atletas em cinco competições: Jogos Pan-americanos de Toronto/2015, Campeonato Mundial/2015 e Campeonato Brasileiro/2015, Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e Campeonato Pan-americano 2016.

A fórmula Sinclair é adotada pela Federação Internacional de Levantamento de Pesos e consiste na comparação do desempenho entre os atletas de diferentes pesos corporais, visando determinar o melhor desempenho qualitativo dos atletas em relação ao peso levantado.

- Estaremos competindo em casa e, com o apoio da torcida brasileira, nossos atletas terão um incentivo a mais para buscar os melhores resultados de suas carreiras - disse o presidente da CBLP, Enrique Montero Dias.

Na fase final de preparação para as Olimpíadas, a Seleção Brasileira Olímpica de Levantamento de Pesos ficará concentrada no Centro de Treinamento da Unimed, no bairro de Guaratiba, no Rio de Janeiro. A competição da modalidade nos Jogos Rio 2016 acontecerá entre os dias 6 a 16 de agosto, no Riocentro – Pavilhão 2.