Cielo pronto para brigar por vaga olímpica no Rio: “Chegou a hora!”

Campeão mundial e olímpico conheceu e aprovou a nova piscina do Parque Aquático, que recebe o Troféu Maria Lenk a partir de hoje. Ele nada os 50m livre na quarta-feira

César Cielo
Cesar Cielo já testou a piscina do Parque Aquático dos Jogos Rio-2016 (Foto: Orlando Bento/MTC)

Escrito por

Atleta da Equipe Furnas, Cesar Cielo está no Rio para o desafio de brigar por vaga olímpica nos 50m livre no Troféu Maria Lenk de Natação, o evento-teste do Parque Aquático Olímpico, que começa nesta sexta-feira. A disputa dos 50m livre será na quarta-feira (20/4), último dia do programa de provas (eliminatórias a partir das 9h30 e finais das 17h30). O campeão olímpico e mundial ainda nada os 100m livre na segunda-feira (18/4). O Troféu é a última seletiva da natação brasileira para os Jogos Rio-2016. Também é a disputa de clubes do Brasil e terá a presença de nadadores de 11 países.

Em seu primeiro contato com o Parque Aquático, na quinta-feira Cielo, aprovou a piscina.

- A gente tem um padrão de piscina para eventos como Mundiais e Olimpíadas e é sempre o mesmo. Tem 50 metros, tem água, então... está pronta para a gente nadar rápido. Espero que saiam grandes tempos, já neste Maria Lenk, daqui. Está tudo muito bonito e espero que a natação represente bem o Brasil aqui em casa - afirmou Cielo.

Campeão olímpico, tricampeão mundial e recordista mundial dos 50m livre, Cielo se preparou para o Maria Lenk no Arizona, Estados Unidos, para onde foi em janeiro, com o técnico Scott Goodrich, com quem já trabalhou após os Jogos Olímpicos de Londres 2012 para os Mundiais de Barcelona, em 2013, e de Doha, em piscina curta, em 2014, tanto em São Paulo quanto no Arizona.

- Está tranquilo! Não tem muito segredo não. Na natação, apesar de a gente competir entre a gente, o primeiro grande competidor que temos somos nós mesmos. É a gente na nossa raia, contra a parede... torcendo para que o nosso resultado dê certo. Estou tranquilo do que eu tenho de fazer: bater na borda, deixar um bom tempo e, espero, que seja o suficiente. Vou fazer a minha parte para entrar no time, na quarta-feira, nos 50 m livre - resumiu, em entrevista ao SporTV, sobre o desafio de buscar o índice para a Olimpíada. A marca fixada é de 22s27. Mas será preciso estar entre os dois melhores em cada prova para ficar com a vaga.

A respeito de possíveis mudanças em sua preparação para enfrentar o desafio de não ter o índice, Cesar Cielo disse que não teve nada de diferente.

- Eu já passei por vários tipos de pressão, estou tranquilo. Sei o que tenho de fazer aqui e agora é só colocar em prática. Chegou a hora!. Cielo pediu apoio da torcida.

- Torçam pela gente! Vamos colocar grandes provas aqui na piscina e espero ver vocês em agosto.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter