César Cielo

Cielo não optou por não nadar a final dos 100m hoje, para se poupar para os 50m (Foto: Orlando Bento/MTC)

LANCE!
18/04/2016
13:55
Rio de Janeiro

Atleta da Equipe Furnas, o velocista Cesar Cielo entrou na disputa do Troféu Maria Lenk pelos 100m livre, nesta segunda-feira, no Parque Aquático Olímpico, no Rio, e fez o sexto tempo das eliminatórias - 48s97. Mas, como não treinou a distância e competiu apenas para ganhar ritmo, faz questão de enfatizar que o foco ainda é conquistar o índice olímpico nos 50m livre, na quarta-feira (20/4). As eliminatórias para a prova mais rápida da natação começam às 9h30 e as finais serão às 17 horas.

- É guardar energia para os 50 m livre - afirmou Cielo, após a eliminatória pela manhã. Estrategicamente, ele decidiu nadar a final hoje, a partir das 17h, já que o foco sempre foram os 50m livre. Apesar de ter atingido o índice olímpico nos 100m livre, ele ainda não garantiu a vaga pelo Brasil, já que outros compatriotas têm tempo melhor na temporada, como Marcelo Chierighini (48s20), Nicolas Oliveira (48s30), João de Lucca (48s59) e Gabriel Santos (48s89).

- Foi bom. Eu vim com a expectativa de tentar fazer 48s nos 100 m e saiu 48s97. Está dentro do que estávamos programando. Eu não treinei para essa prova. Para falar a verdade estava até um pouco ansioso com a estratégia porque a gente não chegou nem a competir muito os 100 m livre, mas acho que foi bom. Tirei uma prova boa para esse horário das 9h30. Mas vou focar na quarta-feira que é o objetivo principal da temporada - disse o campeão olímpico, fazendo uma avaliação dos 100m.

A preparação de Cesar Cielo para a temporada visa a conquista de índice nos 50m livre.

- Estou me sentindo muito bem, estou pronto para nadar bem. É só colocar em prova, executar de uma forma boa e, se Deus quiser, conseguir essa vaga. Acho que a minha saída voltou a ser como era antes, estou com mais confiança para os primeiros 15 metros. Então o objetivo é fazer 21s8. Acredito que seja suficiente. Se não for também, daí foge um pouco do meu controle, mas a ideia é nadar para 21 segundos na quarta-feira e garantir a vaga.

Sobre o revezamento 4x100m livre, Cesar Cielo disse que a prioridade é estar no time.

- Mais do que conquistar a vaga entre os cinco, tenho de estar lá.

Ele aprovou a piscina do Parque Aquático Olímpico.

- É uma piscina muito boa, padrão de Mundial. O Brasil está pronto para receber uma grande competição. Está faltando um pouco de área livre aqui embaixo, mas está bom - acrescentou.