Olimpíadas 2012 - Londres - Arthur Nabarrete Zanetti celebrando a vitoria do ouro.

Zanetti é uma das esperanças de ouro para o Brasil nos Jogos de 2016 (Foto: MIKE BLAKE)

LANCE!
22/07/2016
18:59
Rio de Janeiro

Dois integrantes da Equipe Furnas participam neste sábado do revezamento da Tocha Olímpica, que chega às cidades de Guarulhos, São Caetano do Sul e Santo André, encerrando o dia de festas e atrações em São Bernardo do Campo.

Os ginastas Arthur Zanetti, medalha de ouro nas argolas na Olimpíada de Londres-2012 e o bicampeão mundial no solo, Diego Hypolito, terão a honra de levar um dos maiores símbolos da olimpíada, a 12 dias do início dos Jogos do Rio.

Além de acompanhar a chama Olímpica, o público ainda pode participar de atividades culturais e esportivas promovidas ao longo da rota. Ao todo, 192 condutores irão conduzir a tocha, e o comboio vai se deslocar por 86 quilômetros.

Arthur Zanetti é campeão olímpico e mundial na nas argolas. Ao conquistar o ouro nos Jogos de Londres-2012, se tornou o único brasileiro e o primeiro latino-americano a conquistar o ouro Olímpico em qualquer um dos aparelhos da ginástica artística. Será condutor em São Caetano do Sul.

Diego Hipólito é bicampeão mundial do solo e membro ativo da seleção brasileira de ginástica artística. Único representante brasileiro nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, é dono de cinco medalhas de ouro e três de prata conquistadas em três edições de Jogos Pan-americanos, Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011. É irmão da também ginasta Daniele Hypólito. Será condutor em São Bernardo do Campo.

Além deles, conduzirão a tocha:

Hugo Hoyama - recordista de medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos no tênis de mesa (10 ouros), e o segundo em todas as modalidades, perdendo apenas para o nadador Thiago Pereira. Participou de seis edições de Jogos Olímpicos e sete Pan-americanos. É o atual técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa. Conduz a tocha em São Bernardo do Campo.

Marta Sobral - foi pivô da seleção brasileira de basquete, conquistando a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996 e o bronze em Sidney 2000, e esteve também em Barcelona 1992. É medalhista de ouro dos Jogos Pan-americanos Havana 1991. Conduz em São Caetano do Sul.

William - ficou conhecido como capitão William, quando foi levantador e capitão da seleção brasileira de vôlei, fazendo parte da denominada Geração de Prata. Em 1982, conquistou a medalha de prata no mundial da Argentina. O ápice, porém, foi nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, quando conquistou a, até então, inédita medalha de prata, perdendo a final para a equipe norte-americana por 3x0. Participou dos Jogos de Montreal 1976, Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988. Conduz a tocha em São Bernardo.

Edênia Garcia - foi a primeira mulher brasileira a conquistar o título de tricampeã mundial paralímpica, após vencer os 50 metros costas em Eindhoven (Holanda), em 2010. Ela tem ainda três medalhas em edições consecutivas dos Jogos Paralímpicos: prata nos 50 metros costas, classe S4, em Atenas 2004, bronze nos 50 metros livre, classe S4, em Pequim 2008, e prata nos 50 metros costas, classe S4, em Londres 2012. A nadadora nasceu com polineuropatia sensitiva motora, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas pernas e nos braços. Será condutora em São Bernardo do Campo a convite da Nissan.

Janeth dos Santos Arcain - a terceira maior pontuadora da história da seleção, tendo anotado 2.247 pontos em 138 jogos oficiais, média de 16,3 pontos por jogo. Conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996 e de bronze nos Jogos Olímpicos Sydney 2000. A ala foi vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, encerrando sua carreira. Em 2014, Janeth foi indicada para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino. Na WNBA, atuou pelo Houston Comets, pelo qual foi tetracampeã da liga norte-americana. Conduz a tocha em Santo André a convite do Bradesco.

Alessandro Rodrigo da Silva - paratleta de arremesso de peso e está classificado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. É o atual campeão das Américas e é 1º lugar no Ranking Mundial 2016. Será condutor em São Bernardo do Campo.

Antônio Carlos Moreno participou de 366 jogos internacionais pela seleção brasileira de vôlei, incluindo as participações em quatro Jogos Olímpicos, quatro campeonatos mundiais, quatro Jogos Pan-americanos e sete campeonatos sul-americanos. Será condutor em Santo André.

Edinanci Silva é uma ex-judoca brasileira nascida em Souza, na Paraíba. Treinando em São Paulo, conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos Atlanta 1996. Competiu também nos Jogos Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Competiu nos Jogos Pan-Americanos Santo Domingo 2003 e Rio 2007, conquistando medalha de ouro nas duas edições. Conduz a tocha em São Caetano do Sul.