Paulo Bento é o terceiro estrangeiro a comandar o Cruzeiro na história

Dois treinadores sul-americanos já estiveram à frente da equipe antes da chegada de português à Toca da Raposa 2

Paulo Bento
AFP

Escrito por

Anunciado como treinador do Cruzeiro na última quarta-feira, o português Paulo Bento, de 46 anos, será o terceiro técnico estrangeiro a comandar a Raposa em toda sua história, o primeiro europeu. Anteriormente, apenas sul-americanos haviam dirigido o time profissional celeste, Ricardo Diéz e Filpo Nuñez.

O primeiro treinador forâneo a comandar o esquadrão celeste foi o uruguaio Ricardo Diéz. O profissional trabalhou para o Cruzeiro em 1953 e treinou a equipe que tinha ídolos como Barra Mansa, Abelardo e Alcides. Foram 13 jogos sobre o comando de Diéz, sendo cinco vitórias, três empates e cinco derrotas.

Filpo Nuñez foi o segundo estrangeiro a trabalhar como treinador do clube O argentino comandou a equipe estrelada em duas oportunidades. A primeira delas em 1955, dirigindo a equipe em 18 partidas. Em 1970, Nuñez voltou a comandar a Raposa em 12 oportunidades. No total foram 30 jogos sob o comando do argentino, sendo 12 vitórias, sete empates e 11 derrotas.

Paulo Bento, primeiro europeu a comandar a Raposa, chegará a Belo Horizonte na próxima segunda-feira. Natural de Lisboa, Paulo Jorge Gomes Bento tem em seu currículo o bicampeonato da Taça de Portugal, nas temporadas de 2006/2007 e 2007/2008, além de duas Supertaças, torneio disputado entre o campeão do Campeonato Português e o vencedor da Taça de Portugal.

O técnico, que possui a licença UEFA PRO, foi o treinador da seleção portuguesa entre 2010 e 2014. Paulo Bento classificou Portugal para a Euro 2012 e chegou a semifinal da competição, superado pela Espanha, que venceu a disputa daquele ano. Em 2014, o treinador comandou Portugal na Copa do Mundo realizada no Brasil.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter