Cruzeiro quer manter vantagem sobre o América-MG em semifinal

Confronto disputado desde 1921 aponta ampla vantagem para o time da Toca da Raposa. Clássico deste domingo (16) será disputado no estádio Independência

América-MG x Cruzeiro
Washington Alves/Cruzeiro

Escrito por

A semifinal do Campeonato Mineiro colocará, frente a frente, dois adversários tradicionais na história do futebol estadual. Cruzeiro e América iniciam no domingo, às 16h, a disputa por uma das vagas na grande decisão da competição, e o retrospecto aponta expressiva vantagem do Cruzeiro no histórico do confronto.

Desde o ano de 1921, quando o time celeste foi fundado como Palestra Itália, foram disputados 361 jogos, com 151 vitórias azuis e 101 do adversário. Aconteceram, ainda, 109 empates. A Raposa marcou 642 gols e sofreu 520.

Pelo Campeonato Mineiro, incluindo os jogos do antigo Campeonato da Cidade, Cruzeiro e América se confrontaram em 218 oportunidades, sendo 100 vitórias do clube estrelado, 54 do oponente e 64 empates. Pelo estadual, o Gigante Incontestado anotou 367 gols e sofreu 270.

Local do jogo de ida da semifinal, o estádio Independência foi palco de 53 clássicos. Mesmo no campo do adversário, os números estrelados também são superiores. No retrospecto, foram 23 vitórias do Cruzeiro, 15 do América-MG e outros 15 empates, com o Maior de Minas marcando 79 tentos e o time da casa 67.

O mais recente encontro entre os rivais aconteceu em março deste ano, no mesmo Independência, pela primeira fase do Mineiro, e terminou com triunfo celeste por 1 a 0, gol de Rafael Sóbis.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter