Corinthians e Sport são os times mais disciplinados do Brasileirão (Foto: Daniel Augusto Jr/Divulgação)

Corinthians e Sport são os times mais disciplinados do Brasileirão (Foto: Daniel Augusto Jr/Divulgação)

Bruno Cassucci
29/11/2015
08:05
São Paulo (SP)

A Arena Pernambuco receberá neste domingo, às 17h, o jogo entre as equipes mais disciplinadas do Campeonato Brasileiro. O Sport, time que menos comete faltas na competição, encara o Corinthians, equipe que menos levou cartões amarelos e vermelhos.

Se o histórico dos pernambucanos e paulistas já permitia prever um duelo “limpo”, as circunstâncias nas quais ambos chegam na 37 praticamente garantem o clima amistoso na partida. O Leão já não tem mais chance de chegar ao G4, e o Timão, que garantiu o título há duas rodadas, apenas cumpre tabela e aproveita para fazer experiências e tentar bater recordes.
Segundo o Footstats, o Sport fez somente 400 faltas no Nacional, média de 11,1 por duelo. O Corinthians é vice-líder no quesito, com 414 infrações, 11,5 por partida. Quando o assunto é cartões os papéis se invertem. O Timão levou 63 amarelos, um a menos que o Leão. Ambos estão empatados com dois vermelhos.

A partida entre as equipes no primeiro turno do Brasileirão teve somente 18 faltas, sendo 11 do Timão, que venceu por 4 a 3 em sua Arena, em Itaquera, e sete dos visitantes.

O técnico Tite encara tais estatísticas com orgulho. Durante a campanha do hexacampeonato brasileiro ele insistiu para que seus comandados atuassem de maneira limpa. Para estimular isso, até obrigou os jogadores a treinarem sem caneleiras, para se acostumarem a buscar somente a bola e evitar choques.

Em entrevista ao LANCE!, o treinador alvinegro disse buscar também o “título” de equipe mais disciplinada do Campeonato Brasileiro:

– Passamos o Sport no critério de cartões. É algo importante.Isso passa uma imagem ao público, é como dizer: “Garoto, tu podes jogar limpo e ganhar. Até nesse momento social que estamos vivendo no país, isso passa uma coisa legal, educa! O esporte tem muito de educação, princípios. Esse é um desafio e tem uma série de outros até o fim do Brasileiro!