‘Santo de casa’, Cristian se fortalece e busca agarrar nova chance no Timão

Após ser atrapalhado por lesões, volante tem nova chance na equipe titular por conta da saída de Bruno Henrique. Ao LANCE!, auxiliar do clube explica como Cristian se preparou 

Cristian em treino do Corinthians
(Foto:Daniel Augusto Jr)

Escrito por

A segunda passagem de Cristian pelo Corinthians já dura mais de um ano e meio. Ele participou de apenas 37 partidas neste período, enquanto concorrentes da posição, como Bruno Henrique, por exemplo, estiveram em campo 84 vezes. A questão é que agora o Timão não conta mais com Bruno Henrique, e o veterano Cristian, de 33 anos, é o novo titular.

Cristóvão definiu a alteração ao longo da semana, quando o Corinthians topou a proposta do Palermo (ITA) por Bruno Henrique e negociou seu titular. Depois de cinco minutos na partida contra o Vitória, mas experiência de anos com a camisa do Timão, Cristian ganhou a vaga para o jogo deste sábado, 16h, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.

– Eu não queria ficar trocando, mas, isso acontecendo, buscamos resposta positiva – disse o técnico Cristóvão Borges.

A preparação de Cristian para ser titular não passou apenas pelas mãos do treinador. Nos últimos meses, o camisa 16 foi acompanhado de perto por Flávio Grava, auxiliar de preparação física do Corinthians. Separado do restante dos companheiros, o volante realizou trabalhos físicos exigentes, aprimorando força, potência e equilíbrio muscular. A ideia é que as lesões que impediram que Cristian jogasse mais de cinco partidas seguidas cessem, e o Timão tenha um titular confiável para alcançar suas ambições neste Brasileirão.

– É bom deixar claro que o Cristian não tem um problema, algo patológico. A questão é que no último ano e meio no Fenerbahce (TUR) ele teve uma carga de jogos quase zero, e começou a sentir quando retomou a carga normal no Corinthians. Agora o maior déficit dele já foi zerado, e estamos na fase de polimento. O que acontece é isso: ele estava na reserva, trabalhou, ganhou espaço e agora está preparado para um maior volume de jogos – relatou Flavio Grava.

Cristian chegou a ser titular neste ano, quando Tite mudou a equipe motivado pelas eliminações no Paulistão e na Libertadores. Uma nova lesão, no entanto, atrapalhou a sequência e impediu que ele se firmasse. Agora é diferente. Com o volante em campo, Cristóvão espera maturidade e liderança em meio à reconstrução no Brasileirão, além de contar com uma equipe mais equilibrada, pois Cristian é habituado à função de primeiro volante, e depositar esperanças no baixo índice de passes errados de seu camisa 16 nas cinco partidas que jogou antes da lesão.

Cristian pode não ser o mesmo que encantou em 2008, mas ainda tem muito a contribuir ao clube em que se tornou ídolo. Vale muito!

Com a palavra: Flavio Grava, auxiliar de preparação do Timão:

"Qualquer atleta com um tempo grande inativo está mais sujeito a lesões que os outros. Na Turquia, o Cristian ficou um ano e meio em que jogou muito pouco, e lá há a cultura de se treinar um período só. Ele ainda teve mais um tempo totalmente parado antes de chegar no Corinthians, quando voltou a ter carga normal. Por isso levamos ele no Lab R9 e fizemos um perfil da parte de força em que detectamos uma defasagem e trabalhos em cima. Foram trabalhos de potência, biométricos, tudo diferenciado em cima dos desequilíbrios e problemas que havia. Hoje já está equilibrado. Em algumas coisas já é melhor que alguns companheiros, mas no geral está na média do grupo e dá muita ênfase ao trabalho de potência muscular. Ele gostou, está confiante e continua fazendo trabalhos exigentes, em que o jogador precisa querer muito."

A SEGUNDA PASSAGEM DE CRISTIAN PELO TIMÃO:

Lesões em 2015: a segunda passagem de Cristian no Timão teve início em janeiro de 2015. Ele chegou com uma pubalgia e precisou de quase dois meses par entrar em forma. Em junho, não suportou a sequência e sofreu uma lesão na panturrilha direita.

Negociável: no início deste ano, o técnico Tite disse que havia liberado Cristian para ser negociado.

Novas chances: Cristian voltou a ser titular justamente contra a Ponte, no primeiro turno, com a mudança do esquema do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1. Porém, após cinco jogos, sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter