Campeonato Paulista - Corinthians x Ituano (foto:Miguel Schincariol/LANCE!Press)

Corinthians tem 29 pontos somados e só perdeu uma no Paulistão (Foto:Miguel Schincariol/LANCE!Press)

LANCE!
27/03/2016
08:00
São Paulo (SP)

São 21 gols marcados em 12 jogos e apenas três sofridos, números que fazem do Corinthians dono do melhor ataque e da melhor defesa do Campeonato Paulista até o momento. Os concorrentes mais diretos terão que se desdobrar para mudar isso nas rodadas finais da primeira fase, já que o time do técnico Tite está embalado por cinco vitórias seguidas sem sofrer gols e marcando 13 jogos, incluindo um compromisso pela Copa Libertadores. A fase é tão positiva na temporada que o comandante alvinegro enumerou algumas estatísticas para justificar a velocidade do processo de reconstrução vivido pelo clube em 2016.

- O processo de construção ofensiva ia demorar um pouco, porém a solidez da equipe defensivamente contribuiu para esse crescimento. São mais de 11 jogos sem tomar gol, não seguidos, e o ataque mais eficiente do campeonato. Aí você fala: é por que faz muitas faltas e trava o jogo toda hora? Não, somos o time de menos faltas cometidas. Mas toma muito cartão, né? Também não, somos o que toma menos cartão. Mas e a dificuldade para construir? Hoje (sábado), trocamos mais de 600 passes em nome da construção. É uma ideia de futebol - explicou Tite, quando questionado a respeito das marcas de melhor ataque e melhor defesa do Paulistão.

Os números positivos levaram o Corinthians à liderança da classificação geral do Campeonato Paulista com 29 pontos em apenas 12 partidas. São nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota, contra o Santos, na Vila Belmiro. A diferença para o vice-líder do Grupo D é de dez pontos, e terminará pelo menos em sete no complemento da 12ª rodada, neste domingo. O terceiro colocado, por sua vez, tem incríveis 17 pontos a menos, o que faz o Timão o primeiro clube classificado antecipadamente às quartas de final.

Apesar da vaga garantida no mata-mata, o Corinthians ainda tem três missões importantes nesta fase do Estadual: Ponte Preta, nesta quarta-feira, na Arena, Palmeiras, no fim de semana, fora de casa, e Novorizontino, no encerramento da primeira fase. Ainda sem adversário definido, o Timão quer manter a pegada pensando no mata-mata.

- Tem que saber administrar elogio e tem que saber administrar crítica, as duas coisas. E principalmente, tem que saber pensar com a própria cabeça - diz Tite.