Bruno Cassucci
30/10/2016
07:00
São Paulo (SP)

O Corinthians está a um ponto do G6 do Campeonato Brasileiro e ainda tem confronto direto, com o sexto colocado, Atlético-PR, em casa. No entanto, passado e presente não inspiram confiança em um futuro próspero para o Timão. A equipe vem mal até mesmo em Itaquera, onde costumava ser letal, e terá pela frente a sequência de jogos na qual iniciou derrocada no primeiro turno da competição nacional.

Nas cinco rodadas restantes, o Corinthians enfrentará São Paulo, Figueirense, Internacional, Atlético-PR e Cruzeiro. Na primeira metade do campeonato, o clube vinha empatado em pontos com o líder Palmeiras, mas venceu somente um destes duelos, contra o Colorado, e somou seis pontos de 15 em disputa (empates com Tricolor, Figueira e Raposa). Nas contas alvinegras, se o desempenho se repetir, a vaga na Libertadores não virá.

Diretoria e comissão técnica do Timão entendem que é preciso, no mínimo, mais nove pontos para chegar ao G6. Vale lembrar, contudo, que a zona de classificação para a Libertadores pode aumentar ou diminuir de acordo com os campeões da Copa do Brasil e da Sul-Americana.

Neste contexto, a Arena poderia ser uma aliada importantíssima do Corinthians, mas a equipe vem derrapando em seus domínios. Nos últimos cinco compromissos do Brasileiro em Itaquera, o clube venceu apenas um, diante do lanterna América-MG. Nos outros, empatou com Atlético-MG e Chapecoense e perdeu para Fluminense e Palmeiras.

O técnico Oswaldo de Oliveira admite que o desempenho tem sido longe do ideal, mas ainda demonstra confiança em uma volta por cima:

– O trabalho segue normalmente, a alternância vai acontecer, era algo que já vinha acontecendo. Motivamos bastante a equipe para jogar bem, como foi na última partida, contra o Flamengo, mas não conseguimos vencer (a Chapecoense). Agora temos de buscar equilíbrio – disse, após o empate no sábado.

Para fazer ajustes e buscar tal equilíbrio, Oswaldo terá pela frente mais uma vez uma semana livre para treinos antes do clássico contra o São Paulo, sábado, no Morumbi.


- NO PRIMEIRO TURNO

São Paulo
Na Arena, Timão pegou o rival fragilizado após eliminação na Libertadores, mas ficou no 1 a 1.

Figueirense
Corinthians arrancou empate no fim em Itaquera: 1 a 1.

Internacional
Fora de casa, Alvinegro conseguiu ganhar por 1 a 0.

Atlético-PR
Equipe perdeu gols e viu cair invencibilidade de sete jogos. Em Curitiba, Furacão fez 2 a 0.

Cruzeiro
Raposa segurou empate por 1 a 1 no Pacaembu. Fiel vaiou!