Alexandre Pato - Chelsea

Alexandre Pato ainda não teve seu futuro definido (Foto: AFP/OLI SCARFF)

RADAR/LANCE!
21/06/2016
15:10
Rio de Janeiro (RJ)

Alexandre Pato foi contratado em 2013 por R$ 40 milhões e está a seis meses do fim do contrato. Ele está emprestado ao Chelsea até o final do mês e ainda não sabe qual será seu futuro. O novo técnico do Corinthians, Cristóvão Borges, afirmou que ainda não conversou com a diretoria sobre o atacante. Editores do LANCE! deram suas opiniões sobre a volta ou não do jogador.

Para o jornalista Thiago Salata, não há clima para Pato no Timão, apesar de ele poder ajudar dentro de campo:

- Não importa o treinador, Alexandre Pato não tem mais clima com a diretoria do Corinthians e muito menos com a torcida alvinegra. Nem mesmo o próprio jogador se vê vestindo outra vez a camisa do Timão. Será uma grande surpresa se Cristóvão Borges conseguir mudar a situação e contar com Pato no Brasileirão. Tecnicamente, ele cabe no time, sem dúvidas. Seria titular com os problemas que o Corinthians tem do meio para frente hoje. Mas a questão vai além do campo. O clube tem um grande problema há meses, sem solução: não consegue vender um aleta que é muito caro e não cogita usá-lo.


Lucas Pastore destacou a qualidade dele dentro de campo, mas também disse que os problemas com a diretoria podem complicar a situação:

- Tecnicamente, Alexandre Pato tem bola para ser titular em qualquer clube do Brasil. No São Paulo, Juan Carlos Osorio mostrou como ele pode render jogando solto pela esquerda, usando sua velocidade e sua habilidade para arrancar e, principalmente, seu poder de finalização na hora de definir. O problema, mais uma vez, é o extra-campo.

A saída de Tite minimiza os problemas, já que o treinador já contou como ficou decepcionado com a cobrança de pênalti de Pato que eliminou o Corinthians da Copa do Brasil de 2014. Mesmo assim, ainda restam jogadores daquela campanha no elenco. A rejeição interna pode ser o fator determinante para que o atacante não consiga voltar a ser uma opção viável para o clube.

O jornalista Eduardo Mansell seguiu por outro caminho e disse que talvez o atleta ainda seja uma boa opção para o Corinthians. 

- Com a carência de talentos do futebol brasileiro acho que um clube não pode se dar ao luxo de simplesmente abrir mão de um jogador como o Pato. Sei que ele vem de trabalhos irregulares, mas mostrou valor do São Paulo, enquanto que no Chelsea quase não foi usado. Acho o Pato um desafio interessante para a diretoria colocar na lista de tarefas do Cristóvão.