TV colombiana

Novela brasileira é dublada e faz sucesso na TV colombiana na atualidade (Foto: LANCE!Press)

Gabriel Carneiro
06/04/2016
13:21
Enviado especial a Bogotá (Colômbia)

O povo brasileiro tem algum tipo de vício que não permite que ele fale bem do Brasil. Nada presta, todo mundo é culpado até que se prove o contrário, ninguém é vítima, ninguém se salva. Claro que isso não é uma generalização, mas sabemos que a cultura é mais ou menos essa. A questão é que no Brasil os pontos negativos são maximizados, e as coisas boas deixadas de lado ou jogadas no limbo da baixa auto-estima característica do nosso povo. Mas saindo do Brasil você começa a ter uma dimensão diferente sobre a imagem do brasileiro. Só futebol e carnaval? Não é bem por aí...

Aqui na Colômbia, onde estou desde segunda-feira para acompanhar a partida entre Santa Fe e Corinthians, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, há uma admiração incomum pelo brasileiro. Nas ruas, as pessoas soltam um sorriso quando descobrem que você vem do Brasil, e no dia a dia elementos da cultura brasileira estão presentes de maneira significativa.

Vou dar alguns exemplos: há pelo menos três novelas brasileiras no ar atualmente pela TV colombiana, com destaque para Avenida Brasil, da Nina, da Carminha e do Tufão. A versão nacional do sucesso mexicano Carrossel também está no ar, entre outras produções. Sabe aqueles canais de música das TVs a cabo? Só dá Brasil! Entre alguns outros que tocam reggaeton e Juanes, essencialmente, há os canais "Carnaval Brasileiro", "Pop Brasil" e "Novelas", só com as trilhas das produções brasileiras. Impressionante!

Agora vamos para o futebol. Ontem, acompanhei um pouco da goleada do São Paulo sobre o Trujillanos (VEN) na transmissão da Fox colombiana. E o pessoal daqui simplesmente ama o futebol brasileiro. Você nem imagina a quantidade de elogios rendidos a Paulo Henrique Ganso, que no Brasil é tão criticado. "Não há no mundo enganche como Ganso", chegou a dizer o comentarista, se derretendo de elogios para o 10 do São Paulo. Já sobre o Corinthians, a admiração é na mesma proporção. Disse a um jornalista colombiano durante o treino de terça-feira que o Guilherme, 10 do Timão, tem sido criticado pela torcida. Ele me respondeu: "O Guilherme? Que faz gols aqui no Santa Fe todo ano? Devem estar de brincadeira. Vocês estão mal acostumados".

Não estamos mal acostumados, caro periodista. Apenas gostamos de reclamar um pouco mais do que vocês.