Bruno Cassucci e Gabriel Carneiro
12/07/2016
07:00
São Paulo (SP)

Para facilitar o pagamento das contas da Arena Corinthians e gerar o máximo de receitas com o estádio que já é sucesso de público em jogos de futebol, o Timão está trabalhando para diversificar suas ações em Itaquera. O próximo passo deste projeto, que já está em fase de viabilização, é o lançamento de uma balada. O clube já tem até nome para o evento: "Arena 77".

Na partida contra o Botafogo, no último dia 19, na Arena, o clube também abriu venda de convites para uma roda de samba com a banda Art Popular e um churrasco no camarote de festas do estádio. O evento foi bem recebido, e a ideia ganhou corpo no departamento de marketing.

– O Orlando Magic (time da NBA, a principal liga de basquete dos Estados Unidos) tem no alto do seu ginásio, no “rooftop” (cobertura), uma casa noturna, que abre não só em dias de jogos, mas em dias da semana. Fizemos um piloto contra o Botafogo e vendemos mais do que esperávamos. Agora estamos pensando em fazer um segundo teste, com ideia de que funcione independentemente do futebol – revelou, ao LANCE!, Gustavo Herbetta, superintendente de marketing do clube.

O projeto é que a balada receba 700 pessoas no camarote de festas do prédio Oeste da Arena, que é o mais luxuoso. A partir disso, o clube lançará novas ações, inclusive com a ideia de receber shows, como no Morumbi e no Allianz Parque. Para estimular as empresas que produzem shows e lançar a Arena Corinthians como um novo palco neste mercado, o próprio clube está idealizando um modelo de negócios e também um evento próprio.

– Estamos desenvolvendo um calendário de shows no estacionamento da Arena. A ideia é realizar o primeiro em setembro, e queremos uma grande atração, para ser bem impactante. Estamos negociando. O Corinthians quer estimular que aconteçam shows. Para isso, vamos organizar e dar todo o suporte nos primeiros espetáculos, mostrar para o mercado que temos esse espaço. A ideia é que depois isso aconteça naturalmente, as empresas comecem a nos procurar – diz Herbetta.

A perspectiva é que a Arena Corinthians possa receber entre 40 e 45 mil pessoas para os shows no estacionamento. O clube não cogita utilizar o gramado, já que há um complexo sistema de refrigeração e tratamento do campo, o que inviabiliza o uso. 

Em busca de novas receitas além do que já é tradicional, o Corinthians está ampliando seus horizontes no marketing, e vislumbra colher os frutos em breve. Além do sucesso em campo, a meta é alavancar o faturamento. Partiu, balada?

OUTRAS AÇÕES: LICENCIAMENTOS

Camisa do Corinthians
Corinthians espera se lançar em novas ações (Foto: Divulgação)

Representantes do departamento de marketing do Corinthians estiveram recentemente em uma feira de licenciamentos no esporte realizada em Las Vegas (EUA). O encontro teve a presença de dirigentes de clubes como Barcelona e Real Madrid, da Espanha, Bayern de Munique (ALE), entre outros, mas do Brasil só o Timão foi representado. Neste evento, o clube absorveu conteúdo para ampliar sua ação em licenciamento de produtos e ações, e decidiu explorar essa modalidade de faturamento. Nos próximos meses, o Corinthians realizará um evento próprio para exibir as ideias a parceiros antigos e novos parceiros em potencial, e ampliar a ação neste sentido.