Corinthians anuncia Cristóvão como substituto de Tite; Contrato até 2017

Clube anuncia acordo por um ano e meio com o treinador, que estava desempregado há 3 meses. Acerto foi anunciado no início da tarde deste domingo e técnico verá jogo na Arena

Cristóvão Borges é o novo técnico do Corinthians
(Foto: Reprodução/Twitter Corinthians)

Escrito por

Agora é oficial. Depois de menos de 24 horas de negociação, o Corinthians fechou a contratação de seu novo treinador. Aos 57 anos, o baiano Cristóvão Borges será o substituto de Tite, que trocou o clube pela Seleção Brasileira na última quarta-feira. A busca do Timão por um comandante durou apenas quatro dias, contou com quatro recusas (Sylvinho, Roger Machado, Eduardo Baptista e Fernando Diniz não quiseram deixar seus clubes) e foi definida neste domingo, antes da partida contra o Botafogo. O novo treinador terá contrato até o fim de 2017, exatamente como o antecessor.

Cristóvão Borges já foi apresentado aos jogadores do Corinthians, que estão concentrados no CT Joaquim Grava para o compromisso da nona rodada do Brasileirão, às 16h, na Arena de Itaquera. O novo técnico acompanhará a partida no estádio, ao lado dos dirigentes do clube, e também trocará ideias com Tite, que será homenageado na Arena cerca de 40 minutos antes do início da partida. A apresentação será nesta segunda-feira, logo após o treino marcado para o período da manhã.

O treinador não era uma das prioridades do Corinthians para assumir a vaga de Tite. A diretoria alvinegra passou os últimos dias realizando consultas a profissionais como Sylvinho, Fernando Diniz, Eduardo Baptista e Roger Machado, mas nenhum deles deu sinalização positiva às investidas, o que deixou o Timão sem um foco definido. Entre técnicos oferecidos por empresários e outros vistos espontaneamente com bons olhos, o de Cristóvão despontou. A principal razão do interesse do Corinthians foi o fato de ele não representar uma ruptura ao estilo de trabalho realizado por Tite desde 2015.

Além de um técnico com conceitos de jogo semelhantes aos de Tite, como manutenção da posse de bola, amplitude, inversões de posicionamento e ofensividade, o Corinthians procurava alguém com um perfil mais moderado no comportamento, também como seu ex-treinador. Cristóvão não é afeito a declarações fortes ou grandes polêmicas, e costuma conduzir bem o dia a dia. Estes elementos convenceram o clube a apostar no nome de Cristóvão, que dirigirá apenas seu sexto clube na carreira.

Efetivado no comando do Vasco em 2011, após problemas de saúde de Ricardo Gomes, de quem era auxiliar, Cristóvão Borges dirigiu Bahia, Flamengo, Fluminense e Atlético-PR na sequência. O último trabalho terminou em março deste ano.

Somado a fatores como perfil de trabalho e comportamento, Cristóvão foi visto como bom nome por conhecer de perto as pressões do Corinthians. O ex-meio-campista vestiu a camisa do Timão entre as temporadas de 1986 e 1987, com 58 jogos realizados e 13 gols marcados. Dois de seus gols tiveram sabor especial: ele marcou contra o Palmeiras numa semifinal de Campeonato Paulista e também balançou as redes do rival São Paulo. Cristóvão pendurou as chuteiras em 1994 e iniciou a trajetória como auxiliar técnico quatro anos depois. Ele acompanhou Ricardo Gomes até 2011 e depois iniciou a carreira como treinador que agora chega ao sexto clube.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter