Sérvia x Suíça

Vladimir Petkovic exaltou a mentalidade vencedora desenvolvida em sua passagem pela seleção suíça (Foto: AFP)

LANCE!
22/06/2018
19:54
São Paulo (SP)

A vitória de virada por 2 a 1 sobre a Sérvia colocou a Suíça em uma situação bastante confortável para garantir vaga na próxima fase da Copa do Mundo. Basta um empate para ser uma das seleções classificadas no Grupo E da competição. O triunfo, no entanto, não foi fácil e exigiu demais das emoções, além de aflorar uma nova qualidade desse time.

Em entrevista coletiva após o duelo desta sexta-feira, em Kalinigrado, o técnico Vladimir Petkovic tentou expressar em palavras o que viveu dentro de campo durante os 90 minutos do confronto. Segundo ele, a euforia foi tão grande que seria possível compará-la a uma volta em um brinquedo de parque de diversões.

- Foi uma partida interessante, nós tivemos algo parecido com uma volta na montanha-russa, eles fizeram 1 a 0, e depois achamos nosso equilíbrio novamente no segundo tempo. Pessoalmente, depois do primeiro gol, eu estava eufórico, a gente marcou o gol de uma maneira fantástica. Acho que ninguém acreditava que poderíamos virar. Realmente foi algo muito emocionante. Tivemos pontos positivos e negativos, mas mesmo assim nós elevamos o nível depois do primeiro tempo - declarou o comandante.

Conhecida por ter uma defesa muito forte e com dificuldade para marcar gols, a seleção da Suíça tem mudado esse estereótipo nos últimos anos. Fruto do trabalho de Petkovic após a última Copa, que conseguiu dar equilíbrio à equipe e transformá-la em um time acostumado a vencer, algo importante para a vitória desta sexta-feira.

- O importante é que desenvolvemos essa mentalidade vencedora, mantivemos a nossa cabeça erguida, pensando positivamente. Nós tentamos vencer esse jogo, mas não só esse jogo, nós temos feito isso nas nossas partidas recentes, como fizemos contra o Brasil. Nós sempre encontramos uma reação e isso é uma característica muito importante da minha equipe - elogiou o treinador.

Com a vitória por 2 a 1, a Suíça vai a quatro pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo E da competição. É a mesma pontuação do Brasil, que lidera por ter um gol a mais de saldo. O empate com a Costa Rica, na próxima quarta-feira, às 15h, basta para a seleção suíça garantir a classificação. Em caso de derrota, torcerá para uma derrota da Sérvia que, se vencer o Brasil, também às 15h de quarta, terá vaga garantida na próxima fase.