LANCE!
15/05/2018
07:45
São Paulo (SP)

Quem é o mais velho? O mais novo? Quantos por país? Quantos por clube? Onde nasceram? O LANCE! detalhou algumas características da lista dos 23 convocados pelo técnico Tite para a Copa do Mundo de 2018. São 19 atletas que atuam na Europa, três no Brasil e um na China. A média de idade é de 28 anos, sendo Gabriel Jesus, 21, o mais novo, e Miranda, 33, o mais velho (Thiago Silva e Fernandinho têm a mesma idade, mas são mais novos por meses/dias). São Paulo é estado com mais representantes na Copa: nove paulistas. 

A Inglaterra é o país onde atua a maioria dos atletas do grupo. São seis: Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus, do Manchester City, Roberto Firmino, do Liverpool, e Willian, do Chelsea. O City, por consequência, é, no geral, o clube com mais nomes na lista anunciada na segunda-feira.

Cinco jogadores atuam na Espanha: Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, Paulinho e Philippe Coutinho, do Barcelona, e Filipe Luís, do Atlético de Madrid.  Na sequência, vem a França, país onde estão três brasileiros: Thiago Silva, Marquinhos e Neymar, do Paris Saint-Germain. Outros três atletas atuam na Itália (Alisson, na Roma, Miranda, na Internazionale, e Douglas Costa, na Juventus) e mais dois na Ucrânia (Taison e Fred, do Shakhtar Donetsk).

Os clubes do Brasil representados são Corinthians, com dois nomes (Cássio e Fagner) e Grêmio (Geromel). Renato Augusto atua no Beijing Guoan, da China.

Nove dos convocados são paulistas: Ederson, Fagner, Marquinhos, Geromel, Casemiro, Paulinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Há quatro cariocas (Thiago Silva, Marcelo, Renato Augusto e Philippe Coutinho) e quatro gaúchos (Alisson, Cássio, Douglas Costa e Taison). Fecham a lista dois mineiros (Danilo e Fred), dois paranaenses (Miranda e Fernandinho), um alagoano (Firmino) e um catarinense (Filipe Luís).

A lista de Tite é quase toda repleta de estreantes em Copas do Mundo. Apenas seis atletas já estiveram em um Mundial: Marcelo, Paulinho, Fernandinho, Willian e Neymar jogaram em 2014 e Thiago Silva esteve em 2014 e 2010.

Além Thiago, Miranda e Fernandinho, outros dois estão acima dos 31 anos: Geromel e Filipe Luís, ambos com 32. A maioria dos jogadores está na faixa dos 26 aos 30: 12 atletas. Outros seis vão dos 21 aos 25. A média de idade do grupo é parecida com a de Copas anteriores. Marquinhos, Renato Augusto, Neymar e Gabriel Jesus são os representantes da conquista do Ouro na Rio-2016.